10 dicas para dirigir melhor sob chuva
A chuva é um dos fatores que mais causam acidentes de trânsito. Preparamos uma lista de coisas em que você deve prestar atenção para evitar problemas.
Não podemos mudar o clima, mas podemos adaptar nossa maneira de dirigit a ele. O mais aconselhável é evitar dirigir em chuvas fortes. Atrasar a saída ou parar em local seguro até que a intensidade da mesma diminua, é o ideal. Mas caso não seja possível, trazemos algumas dicas para preservar sua segurança.
Dirigir na chuva não é fácil. O asfalto fica escorregadio, a água se acumula em sarjetas e meio-fios e o "efeito spray" afeta a visibilidade. Nesses casos, é fundamental ter foco e atenção aos demais motoristas e pedestres. Você tem que manter uma distância maior do que o habitual em relação ao carro da frente, pois o tempo de frenagem é mais lento. Além disso, é muito comum o vidro embaçar devido à umidade e mudança de temperatura. Para evitar isso, recomendamos ligar o ar e direcioná-lo para o para-brisa.

Muitas vezes, é preciso manobrar para não passar por uma poça ou molhar quem está na calçada. É importante evitar movimentos bruscos porque, com a pista molhada, é muito fácil perder o controle do veículo. Para frear, existe uma técnica: faça-o suavemente e com passos curtos para secar a umidade das pastilhas e não bloquear a direção.
Também é aconselhável reduzir a velocidade para pelo menos metade do que é permitido em pavimento seco. Se você passar por uma área alagada e sentir que o carro está deslizando na água, não pise no freio nem gire o volante bruscamente. É melhor diminuir a velocidade e manter a direção reta para recuperar a tração.
A roda começa a derrapar na superfície da água com pouco ou nenhum contato com o pavimento, diminuindo drasticamente o controle direcional e a capacidade de parada. O veículo, uma vez em aquaplanagem, derrapa até colidir com um obstáculo ou até que sua velocidade diminua o suficiente para que as rodas retomem o contato com a superfície do solo e o atrito se restabeleça. O risco de aquaplanagem aumenta com a profundidade da camada de água e a sensibilidade do veículo a ela dada, pela largura, pressão de enchimento e profundidade dos sulcos do pneu.
A importância do rodízio de pneus
O que é aquaplanagem?
Em caso de chuva forte, é muito importante levar em consideração a diminuição da visibilidade e aderência, bem como evitar condições que gerem o efeito "aquaplanagem".
Tanto a tração quanto a direção de um veículo dependem do atrito entre os pneus e a superfície do solo. As ranhuras (sulcos) nos pneus são projetadas para evacuar a água que possa estar entre o pavimento e o mesmo, aumentando o atrito e garantindo o controle do veículo. A hidroplanagem ou aquaplanagem ocorre quando, por vários motivos, o pneu encontra mais água do que é capaz de expelir. A pressão da água funciona como se fosse uma cunha, levantando o pneu do pavimento e diminuindo ou cancelando o atrito.
Não é necessário pisar no acelerador ao arrancar. Isso faz com que você gaste combustível inutilmente. A parte eletrônica do veículo regula as condições da ignição. Apenas modelos mais antigos exigem que você acione o acelerador, mesmo assim, não precisa pisar fundo.