10 dicas para que seu carro usado volte a parecer um carro novo

Segunda-feira, 17/04/2023

Vamos imaginar que você dirige o mesmo carro há 9 anos. Já tem cerca de 200.000 km, e embora no geral funcione bem, a sensação de carro novo foi esquecida anos atrás.

Pode ser que precise de alguns ajustes, e sua pintura e interior provavelmente não se parecem com quando você o tirou da concessionária.

Queremos dar-lhe 10 dicas para que volte a apaixonar-se pelo seu automóvel. Siga nossas recomendações e seu carro ficará como novo em pouco tempo.

Antes das dicas que já estavam em nosso script, aqui vai uma observação que em quase todos os posts sobre manutenção automotivoa nós reforçamos: a importância da manutenção preventiva e regular. Observar óleo do motor, filtros, calibragem dos pneus, água ou líquido do sistema de arrefecimento, não deixar o carro exposto ao sol ou outras intempéries já são um grande ponto de partida para conservar seu carro como novo por mais tempo. Agora vamos às 10 dicas.

10 dicas para que seu carro usado volte a parecer um carro novo | ABC Pneus | Rio de Janeiro

1 - Limpe a carroceria, mas de verdade!

Não vale a pena levá-lo ao lava-jato e olhar para o outro lado. Se você deseja que seu carro pareça novo novamente, você deve lavá-lo bem. Prefira um "lava lento", com lavagem à mão. Proporcionam uma qualidade e um acabamento que deixam no chinelo as lavagens de lava-jato. Dependendo da situação, até mesmo vale levar o carro em um centro de estética automotiva. Se for você mesmo quem vai lavar, pode usar uma mangueira de pressão e secar à mão. Se você também usar limpador de rodas e passar alguns minutos limpando bem os cantos e detalhes, seu carro parecerá novo novamente. Certamente seu carro precisa de uma limpeza assim, minusciosa, detalhada... capriche!

2 - Passe limpa-vidros em toda a superfície do vidro

Use limpa vidros comum – embora um produto específico para carros também valha a pena – para revisar todas as superfícies de vidro do seu carro, tanto por dentro quanto por fora. Os vidros ficam muito mais sujos do que parece, e a película que o limpa-vidros forma na superfície do vidro evitará que embacem tão rapidamente. Não há nada mais desagradável do que um carro cujas janelas mostram todos os tipos de manchas e impressões digitais quando levemente embaçadas.

Use uma flanela ou pano de algodão para evitar arranhões. Assegure-se de que não há nada sólido como pequenas pedrinhas, podeira ou qualquer outro tipo de sujeira no pano antes de usar o limpa vidros.

3 - Restaure as lentes dos faróis

Se o seu carro tem alguns anos e sofre regularmente com os rigores do sol, é possível que os seus faróis - feitos de plástico - tenham perdido a transparência original, oferecendo um aspecto opaco, impedindo que as lâmpadas iluminem como deviam.

Uma solução rápida seria limpá-los com pasta de dente, mas aconselhamos o uso de um polidor específico, que retira a camada mais desgastada e de pior aspecto do farol. Use um pano macio e um pouco de pasta de dente e certifique-se de remover rapidamente quaisquer detritos com água depois de polido. Entretanto, o mais indicado mesmo é dar a tarefa a alum profissional que faça o trabalho. Existem técnicas mais recentes para melhorar as lentes dos faróis que custam bem pouco.

4 - Limpe bem o interior do carro

A limpeza ainda é a chave para um carro com aparência impecável. Possivelmente o interior do seu carro precisa de mais do que uma bela aspirada.

Certifique-se de limpar o painel com um produto específico que não o danifique e, se os bancos de tecido estiverem manchados e tiverem perdido todo o brilho, aplique um limpador a vapor. Para estofados em couro existem produtos de limpeza específicos. Se o painel estiver danificado, você pode optar por colocar uma capa nele. O mesmo pode ser dito para aquele volante de plástico desgastado.

5 - Não tenha medo de ir ao ferro-velho

Tire da cabeça a ideia de que no ferro-velho só vai ser coisa que não presta. Nesse tipo de estabelecimento pode haver muita coisa boa e que certamente estará em melhores condições do que o que está no seu carro. Por exemplo, se seus assentos não sustentam mais seu corpo como antes ou estão quebrados, dois assentos em boas condições com menos rodagem podem ser uma opção muito mais barata do que um estofamento e restauração.

Se o seu para-choque estiver trincado ou se você precisar de alguma parte externa do carro, um ferro-velho geralmente é o local ideal para procurar um substituto, especialmente se você dirige um carro de modelo mais popular. Lembre-se que muitos carros do mesmo fabricante possuem partes comuns. Fique atento apenas para comprar peças em bom estado de conservação.

6 - Atualize o sistema de infoentretenimento

Ainda tem aquele som antigo, com fita K7 ou Cd-Player? Hoje em dia não é tão caro conseguir equipamentos de infoentretenimento que rodem músicas MP3 a partir de um cartão SD ou algum disponsitivo USB, equipados com Bluetooth e etc. Algumas Centrais Multimídia são muito acessíveis. Dependendo do estado, nem precisa trocar a instalação elétrica ou os auto-falantes. Compre um suporte para smartphone com ventosa e terá seu GPS usando aplicativos gratuitos como Waze ou Google Maps. Se seu orçamento está folgado, atualize os auto-falantes para equipamentos de alta fidelidade. Seus ouvidos sentirão uma grande diferença.

7 - Troque as palhetas do limpador de para-brisas

As palhetas são peças baratas e farão uma enorme diferença. Muitos motoristas só se lembram disso quando começa a chover. É extremamente desagradável (e inseguro) não ter boa visibilidade durante uma chuva. O ideal é trocar as palhetas a cada dois anos. Para além de serem muito mais agradáveis ​​na utilização normal, irão proporcionar-lhe uma melhor visibilidade que resultará numa segurança muito maior ao volante. Além disso, uma palheta gasta ou suja, pode arranhar e mandar definitivamente o para-brisas. Cuidado com isso.

8 - Seu caso merece uma revisão

Um dos pontos mais importantes desta lista. Seu carro pode funcionar bem, mas se você trocar as velas e o filtro de ar, tenho certeza de que funcionará muito melhor.

Pode ser hora de verificar o sistema de arrefecimento ou trocar o óleo. Você pode usar um óleo novo ou velas de ignição de alto desempenho se seu carro for a gasolina. Verifique se você já trocou o filtro de combustível do carro ou o óleo da caixa de câmbio. Detalhes que no seu conjunto irão melhorar consideravelmente a condução do seu automóvel. Todas essas manutenções e cuidado aumentam a confiança na mecânica do usado ao longo prazo. A revisão também pode encontrar algum problema que poderia aparecer mais adiante e custar muito maois caro para consertar.

9 - Como estão os seus amortecedores?

Se você passar por lombadas a toda velocidade, ou simplesmente acumular muitos quilômetros sem prestar atenção neles, será hora de trocar os amortecedores do seu carro. Eles são os principais responsáveis ​​- junto com os pneus - pela estabilidade do seu carro, bem como por sua segurança em curvas e contra imprevistos, como uma esquiva de emergência. A sua substituição irá melhorar significativamente a dinâmica do seu carro. Se você deseja optar por um comportamento mais esportivo, pode comprar amortecedores mais rígidos.

10 - Troque os pneus

Não espere que seus pneus atinjam o limite legal de desgaste, você deve trocá-los antes. A dinâmica do carro e sua segurança vão melhorar. Siga estas dicas que reunimos para você se quiser que seus pneus durem mais. E se você quiser que seu carro pareça outro, tente um jogo pneu mais esportivo, mas sem desrespeitar as medidas e especificações indicadas pela fabricante do carro.

A diferença de comportamento da troca de pneus do seu carro pode ser simplesmente abismal. Até que você não experimente, não entenderá a diferença.

Quero um orçamento