5 coisas para nunca fazer com os pneus

Quinta-feira, 19/08/2021

Independentemente do tipo de veículo que você escolher, os pneus são o único contato do carro com o solo, por isso você deve cuidar muito bem deles.

Não importa se você dirige um utilitário, um SUV de luxo ou uma pick-up off-road, todos os veículos têm um elemento em comum da maior importância: os pneus.

Manter nossos pneus em boas condições não só nos permitirá dirigir com mais segurança, mas também nos ajudará a obter um melhor consumo de combustível.

No entanto, existem coisas que você NUNCA deve fazer com os pneus do seu veículos. Listamos os 5 primeiros, para que os leve em consideração.

5 coisas para nunca fazer com os pneus | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Nunca deixe de verificar se os pneus estão na pressão correta

Não basta observar nossos pneus para ver se estão com pressão baixa, não adianta chutá-los para ver se estão moles e precisam de calibragem, tem que fazer o procedimento adequado.

Em contato com a estrada, pneus com pressão inadequada podem gerar muita resistência ao rolamento, aumentando o esforço do carro para se locomover, o que se traduz em maior consumo.

Além disso, dirigir com uma pressão inferior à recomendada aumenta o desgaste prematuro dos pneus do nosso carro, por isso deve ser verificado periodicamente.

A revisão deve ser feita a frio, preferencialmente com um medidor de pressão adequado (existem versões analógicas e digitais). Entretanto, sabemos que a maioria dos motoristas não tem essa preocupação. Assim sendo, o mais adequado, é verificar a pressão dos pneus toda vez que for abastecer ou entre 7 e 15 dias, dependendo da intensidade do uso do automóvel. A maioria dos postos de gasolina contam com um calibrador de uso gratuito.

A pressão adequada para encher os pneus do seu veículo geralmente está indicada no manual do carro, certifique-se de seguir as instruções. Alguns modelos tem calibragens diferentes para os pneus dianteiros e traseiros.

Nunca dirigir com um pneu vazio

Se tiver um acidente e um dos pneus furar, você nunca deve conduzir sem pressão, porque para além dos danos que podem causar à roda, o pneu pode danificar-se internamente e ficar totalmente inutilizável.

Na medida do possível, o pneu deve ser trocado pelo sobressalente (estepe), no local do acidente e evitar rodar, ainda que por alguns quarteirões, para evitar danos.

Uma coisa que sempre esquecemos é de verificar o estado do estepe. Este também deve estar sempre na pressão correta e pronto para ser utilizado quando necessário.

5 dicas para calibrar os pneus corretamente

Nunca deixar seu carro desalinhado

O alinhamento e equilíbrio dos pneus são muito importantes e a cada troca, deve ser verificado de acordo com as especificações do fabricante, para garantir que nosso carro circule corretamente.

Manter os pneus desalinhados criará um desgaste prematuro e desigual dos pneus que pode até mesmo afetar a segurança a bordo e o consumo de combustível do carro.

O alinhamento dos pneus também pode afetar os sistemas de suspensão do nosso carro, portanto, ao cair em um buraco fundo, é necessário torcer para que o alinhamento fique dentro dos parâmetros e evitar maiores gastos.

Por outro lado, se durante a condução forem transmitidas vibrações na direção do veículo, deve-se garantir que os pneus estejam corretamente balanceados, para evitar um acidente decorrente de um desequilíbrio.

Entenda a diferença entre alinhamento e balanceamento

Nunca deixar que o pneu fique "careca"

A banda de rodagem dos nossos pneus desempenha um papel fundamental na segurança dos nossos veículos, pois além de melhorar a aderência, é um instrumento eficaz para deslocar a água da estrada e tornar mais segura a condução em piso molhado.

Use uma moeda de R$ 1 para saber se o desgaste do pneu atingiu o limite. Coloque entre os sulcos, se a margem dourada da moeda desaparecer, quer dizer que seu pneu ainda está em condições de uso. Porém, se a parte dourada da moeda ficar aparecendo quer dizer que o pneu já pode ser trocado.

É necessário também verificar periodicamente o estado do desenho, para ver se seu desgaste é uniforme e detectar outros possíveis problemas no tempo, como ajustes de alinhamento.

Como saber a hora de trocar os pneus

Nunca utilizar pneus com medidas diferentes

Estando em contato constante com a superfície por onde dirigimos, os pneus devem ter um contato uniforme e ao colocar pneus de tamanhos diferentes, esse equilíbrio é afetado.

Colocar pneus de medidas distintas só fará aumentar o desgaste dos outros pneus, sobretudo se a troca se realiza no mesmo eixo.

É sempre aconselhável procurar pneus com as mesmas especificações na hora da troca, e se não for possível trocar os 4 ao mesmo tempo, recomenda-se fazê-lo aos pares, por eixo.

Além disso, independentemente do tipo de tração do nosso carro (tração dianteira, traseira ou integral), se apenas um par de pneus for trocado, eles devem ser sempre colocados no eixo traseiro, pois é ele que mantém a trajetória do veículo , independentemente de onde vem a propulsão.

Outras recomendações

Além dos diferentes pontos especificados, também existem várias dicas que nos permitirão prolongar a vida útil dos nossos pneus e mantê-los em bom estado.

  • Mantenha as válvulas cobertas para evitar danos;
  • Nunca estacione com parte dos pneus na calçada e parte fora. Isso afeta o alinhamento, além de ser proibido!
  • Faça o rodízio de pneus de acorco com as recomendações do fabricante ou do especialista que está lhe atendendo;
  • Evite arrancadas ou freadas bruscas. Isso evita desgaste prematuro;
  • Nunca circule com o estepe por muito tempo.
  • pneus rio de janeiro

    Temas relacionados

    Pneus, como conservar os pneus, dicas sobre pneus, alinhamento, balanceamento, calibrar pneus, pneus rio de janeiro, rio de janeiro, pressão correta dos pneus, pneu sobresalente
    Os pneus do seu carro já dão sinais de desgaste? Faça uma revisão e entenda se já é a hora de trocar. Temos também os melhores preços de pneus do Rio de Janeiro. Procure uma de nossas lojas. mais perto de você!
    Quero um orçamento