6 erros mais cometidos por motoristas que causam acidentes

Sexta-feira, 23/07/2021

Dia 25 de Julho é comemorado o Dia do Motorista. Por essa razão preparamos este artigo de presente para você, enumerando os 6 erros mais comuns e que mais causam acidentes de trânsito, para que você possa evitá-los e proporcionar mais segurança para você, sua família e para os demais agentes do trânsito.

Antes de falar das ações dos motoristas que mais causam acidentes, vamos deixar uma dica inicial que não tem a ver com o ato de dirigir, mas com um ato importante para prevenir acidentes: manutenção preventiva. Pneus, sistema de suspensão e freios requerem cuidados muito especiais. Uma falha em algum desses componentes, podem causar acidentes fatais.

Mantenha a manutenção desses itens em dia, evite prejuízos e não coloque sua vida e a vida dos demais em risco. Agora vamos aos atos mais freqüentes que causam acidentes:

Dirigir um veículo é um ato de extrema responsabilidade, pois cada ação e movimento afetam qualquer um à nossa volta, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas e claro, outros veículos.

Erros mais cometidos por motoristas | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Segundo um estudo realizado pelo Ministério dos Transportes, cerca de 53.7% dos acidentes é causado por imprudência dos motoristas. Destes, 30.7% ocorrem por infração das Leis de Trânsito e 23.4% por falta de atenção do condutor. A “falha humana”, portanto, é a principal causa de acidentes de trânsito no Brasil.

Como uma maneira de gerar consciência ao dirigir, listaremos os erros mais comuns que causam acidentes. Quando entrar no seu carro e estiver dirigindo, tente lembrar-se desse artigo.

Dirigir colado no veículo da frente

Dirigir colado no veículo que está adiante é a segunda causa de acidentes de trânsito em vários países latino americanos. O primeiro é dirigir em alta velocidade. Este erro é o mais freqüente que se vê pelas estradas. Alguns metros a mais não irão atrasar sua viagem ou deslocamento em nada. Então é sempre prudente manter uma distância considerável do carro que esta a frente, pois nunca sabemos em que momento pode acontecer uma freada brusca. Manter uma boa distância lhe dará a opção de desviar, mudar de pista e até mesmo prever a freada do carro da frente com um espaço considerável.

Revisão de Férias do Carro

Usar celular ao volante

O uso do smartphone ao volante está entre as principais causas de mortes no trânsito no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABramet), a prática só não mata mais que excesso de velocidade e dirigir embriagado.

Pode parecer inofensivo mexer no celular enquanto dirige, mas estudos internacionais comprovam que ao usar o celular, o condutor pode andar de seis a oito segundos sem prestar atenção no trânsito, o que pode ser fatal, sobretudo se estiver conduzindo em velocidade mais elevada. Dependendo da velocidade, o motorista pode percorrer até 100 metros, totalmente cego, desligado, e os resultados dessa imprudência podem ser desastrosos.

Então atenção: celular e volante não combinam. Além do altíssimo risco de acidentes o uso do celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. É infração de trânsito gravíssima, com multa e perda de 7 pontos na CNH.

Não usar o freio motor nas descidas e acionar os freios

O famoso “descer na banguela”, ou seja, descer com o carro no ponto morto. Nas descidas, o ideal é usar sempre o freio motor, ou seja, deixar o carro engrenado e não acelerar. Descer “na banguela” é um dos piores erros que você pode cometer. Para além de gerar muitos acidentes, podem danificar o veículo e ao contrário do que muitos motoristas pensam, não economiza combustível. Não dá nem pra dizer que é uma “economia porca”.

Ao frear continuamente sem estar engrenado, em descidas prolongadas, faz com que as pastilhas do freio fiquem sobrecarregadas e aqueçam mais do que o normal. Isso degrada o fluído do freio, fazendo com que o sistema perca a pressão.

Então não se esqueça: em descidas longas você primeiro deve deixar o carro engrenado e logo em seguida acionar os freios.

Ultrapassar pela direita

Seguramente você já deve ter visto alguém lhe ultrapassar pela direita a toda velocidade. Este erro gera muitos acidentes, pois se um veiculo que vai mudar de pista não ver o outro que lhe está cortando pela direita, o choque é imediato.

Por condições e regras de trânsito pré estabelecidas, sempre se deve ultrapassar pela esquerda.

Entrar em uma curva muito rápido com o asfalto molhado ou chovendo

Seja com chuva ou com o asfalto molhado, entrar em uma curva com velocidade muito alta é um erro a ser evitado. O carro pode patinar na lâmina de água, fazendo com que o motorista perca o controle, chocando-se contra um obstáculo ou até mesmo capotando. O cuidado deve ser redobrado até mesmo nas retas, quando você perceber que a chuva recém começou. Quando a chuva está no início, a água suspende o acumulo de óleo deixado por veículos que passaram pela pista, tornando-a ainda mais escorregadia. Demora um tempo até que essa água escorra e o óleo saia. Nessa condição o motorista pode perder o controle até mesmo na reta.

No molhado, o melhor e mais seguro é dirigir em baixas velocidades e entrar nas curvas com muito cuidado, sem movimentos bruscos. Muitos motoristas pensam que por ter muitas tecnologias de segurança adicionadas, como controle de tração, freios ABS, entre outros, não lhe acontecerá nada. Isso não é de todo certo. Claro, ajudam muito, mas é importante ter a consciência de que estas tecnologias foram criadas para ajudar e não para salvar em sua totalidade.

Entrar em uma via de maneira indevida

Este erro causa muitos acidentes, inclusive tem cobrado vidas. Ingressar em uma via é algo que se deve fazer com muito cuidado pois tem aí dois problemas.

O primeiro, e o mais perigoso: se tem um carro na frente, deve deixar que este ingresse na via e se distancie para que depois você entre. Muitos condutores se preocupam mais com os carros que estão passando do que com os que estão em sua frente e muitas vezes não o notam, chocando-se contra ele.

O segundo esta ligado ao anterior: quando o carro que está na frente se distanciar consideravelmente é que se deve prestar mais atenção nos carros que estão passando. Tem que esperar com calma até que haja uma distância prudente para poder entrar na via ao invés de entrar de qualquer maneira, com pressa, o que muitas vezes causa colisões. Aqui a pressa é inimiga da segurança. Alguns segundos que você precise esperar não vão causar impacto no tempo do seu deslocamento, um acidente sim!

Conclusão

A lista de imprudências que causam acidentes é muito maior do que apresentamos acima. De uma maneira geral, como por exemplo dirigir após consumir álcool e outras substâncias entorpecentes, não usar o cinto de segurança e etc... etc.

De forma geral, seguir as Leis de Trânsito, ser paciente, ser prudente, ter bom senso, não ser apressado, manter a calma e respeitar o outro são boas práticas para mantermos a segurança de todos e evitar aborrecimentos no trânsito.

Além de preparar esse artigo, a ABC Pneus pode ajudar você a ter mais segurança no trânsito. Traga seu carro para uma revisão dos freios, sistema de suspensão e pneus. Nossos especialistas estão prontos para ajudar, em 6 lojas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro. Veja qual é a ABC Pneus mais próxima de você!

Temas relacionados

Segurança viária, erros dos motoristas, causas de acidentes de trânsito, evitar acidentes, acidentes de trânsito, boas práticas no trânsito, revisão automotiva, freios, suspensão automotiva, pneus
Quero um orçamento