7 problemas mais comuns nas velas de ignição

Sexta-feira, 28/10/2022

As velas de ignição são um dos elementos fundamentais que compõem o motor do seu carro.

Sua principal função é gerar a faísca que acende a combustão da câmara propulsora para que o motor dê partida.

Não é irracional imaginar que algum dia seu carro sofrerá alguma irregularidade pelo mau funcionamento das velas, por isso é importante que você esteja ciente dos 7 problemas mais frequentes que ocorrem nas velas. Eles podem te dar uma boa pista. Confira-os abaixo!

7 problemas mais comuns nas velas de ignição | ABC Pneus | Rio de Janeiro

#1 - Aditivos

Se ao verificar as velas de ignição do seu carro notar que existem depósitos avermelhados na zona de combustão, é muito provável que seja devido à presença de aditivos no combustível.

Geralmente esses depósitos não afetam o desempenho da vela de ignição, embora existam exceções que podem causar danos, como impulsionadores de octanagem.

Nestes casos, é aconselhável utilizar um combustível que atenda às sugestões propostas pelo fabricante do motor do veículo.

#2 - Superaquecimento

Se o motor dá pequenos "saltos" ou perde velocidade, a vela de ignição provavelmente está superaquecida.

O diagnóstico deste problema é dedutível se ao revisar as velas, notar que os sedimentos fundiram com a cerâmica, esta está descolorida ou os eléctrodos estão gastos.

Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo o uso da vela de ignição errada, ajuste inadequado ou uma classificação de octanagem muito baixa.

Nesses casos, recomenda-se usar velas de maior grau térmico e, claro, levar o carro à oficina mecânica.

#3 - Isolador cerâmico quebrado

Esse problema é causado por um aumento ou queda repentina de temperatura e pode ser identificado quando há uma perda perceptível de desempenho do motor.

É importante que, quando isso acontecer, leve seu carro imediatamente à oficina para trocar as velas e ajustar a distância dos eletrodos.

Caso contrário, os cilindros, válvulas e pistões podem ser seriamente afetados.

#4 - Depósitos de carbono

Depósitos de carbono são visíveis na ponta de ignição da vela de ignição e são facilmente reconhecidos como pontos pretos.

Esses depósitos resultam em dificuldades ao ligar o carro e desempenho de condução ruim.

Isso pode ser causado por um sistema de ignição defeituoso, bem como um distribuidor atrasado ou uma mistura ar-combustível mal dosada.

#5 - Presença de impurezas

As impurezas são escamas brancas que se depositam no isolador e nos eletrodos das velas de ignição.

Este problema pode ser identificado pela falha do motor, principalmente quando operando em marcha alta ou sob carga pesada.

Essas impurezas podem ser causadas por perda ou vazamento de óleo dos anéis do pistão e também pelo uso de combustível de má qualidade.

Nestes casos, as velas devem ser trocadas, os vazamentos reparados e, claro, combustível de boa qualidade utilizado.

#6 - Óleo na ponta da vela

Você pode notar essa falha quando seu carro tem dificuldade de partida, falha de ignição e baixo desempenho em marcha lenta.

Diante desses sinais, é ideal que você verifique se há vazamento. Como fazê-lo? Verifique se a ponta de ignição da vela de ignição tem uma aparência gordurosa, molhada ou preta.

Nesse caso, há de fato um vazamento nos anéis do pistão e um cilindro pode estar danificado.

Nesse caso, leve seu carro à oficina para trocar o anel do pistão e reparar o cilindro.

#7 - Eletrodos derretidos

Este dano na vela de ignição pode ser causado por condução prolongada em alta velocidade, falha no sistema de refrigeração, superaquecimento na câmara de combustão e problemas com o ajuste do ponto de ignição.

Os principais sintomas de eletrodos fundidos são representados por uma perda significativa na força do motor e aumento excessivo de temperatura.

Quando isso acontecer, o pistão sofrerá danos graves. Além disso, o eletrodo central provavelmente desaparecerá e o isolador de porcelana derreterá.

Neste caso, recomenda-se a substituição da vela de ignição sim ou sim.

Lembre-se que a inspeção das velas de ignição pode nos fornecer dados importantes sobre o funcionamento interno do motor.

O melhor é verificar as velas com frequência para estar ciente de qualquer irregularidade em seu funcionamento e poder resolver o problema a tempo. Como você pode ter notado, as velas dão pistas de que algo não vai bem.

Quero um orçamento