Cambagem

cambagem

Cambagem é um procedimento no camber, que é ajustado para distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem. Ou em outras palavras, é o ajuste que designa a inclinação da roda, parte de cima e de baixo, em relação a um plano vertical. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. Na suspensão, o pneu pode estar com um alinhamento positivo ou negativo.

Cambagem positiva é a situação em que as rodas estão mais próximas na parte de baixo, isto é, onde tocam o chão, do que na parte de cima. Isso faz com que o desgastes nas articulações da direção sejam reduzidos, tornando-a mais leve.

Cambagem negativa é a situação oposta, isto é, as rodas estão mais próximas na parte de cima do que na parte de baixo, onde tocam o chão. Isso pode aumentar o desgaste interno do pneu, e acontece pois o pneu transfere mais para a parte interna em condições comuns de condução. Ajustar essa curvatura faz parte do processo de alinhamento, e quando este não acontece, há o desgaste de rolamentos e juntas esféricas que são necessários para um bom controle nas ruas e estradas.

Já na cambagem nula, as rodas ficam perpendiculares ao solo, fazendo com que a direção fique mais pesada devido a maiores cargas verticais. A cambagem excessiva provoca desgaste anormal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Quando positiva, afeta a parte externa do pneu e, quando negativa, a parte interna.

Cada carro possui um ângulo ideal de camber e uma tolerância, mudando de acordo com fabricante e modelo. Por isso, é importante manter-se atento ao manual com as especificações do veículo. Qualquer ângulo que esteja dentro da faixa ideal mantém as boas condições de dirigibilidade e estabilidade do carro.

Quando fazer a cambagem do carro?

É preciso ficar atento a desgastes dos ombros dos pneus e à tendência de queda da direção para um dos lados. Para ter o ângulo do camber alterado, é necessário um grande impacto, como uma colisão lateral ou forçar a roda, por exemplo. É indispensável a correção mecânica de sua suspensão para que os ajustes de alinhamento, cambagem e caster sejam feitos com a eficácia garantida. Um condutor deve levar o carro para um alinhamento e revisão do sistema de suspensão a cada 10.000 quilômetros rodados.

O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim, você garante que o carro sairá da manutenção perfeitamente regulado. Observe sempre o comportamento do carro e fique atento para possíveis necessidades de revisão.

Para saber quando seu carro precisa revisar, olhe a parte da frente do veículo. Os pneus devem estar o mais perto possível do ângulo reto (que seria o ângulo ideal). Um lado nunca pode estar mais inclinado que o outro. No mais, alguns cuidados básicos devem ser tomados, como:

  • Verificar os pneus do seu carro uma vez por mês, vendo se há algum dano ou desgaste;
  • Não exceda a capacidade de carga do pneu;
  • Use seu estepe, já que substituindo um pneu danificado, você pode verificar o problema com um profissional qualificado depois, sem maiores danos à peça;

Alinhamento, Balanceamento e Cambagem

Estes são dois processos diferentes que por vezes, são confundidos; com ambos sendo diferentes da cambagem. Ambos são igualmente importantes para o veículo, afetando diretamente na funcionalidade do mesmo. Enquanto o balanceamento é a manutenção do equilíbrio entre o pneu e a roda, o alinhamento serve para alinhar as rodas em relação ao volante; já que elas precisam estar paralelas tanto entre si, quanto em respeito ao volante.

Pode contar com a ABC

A ABC Pneus está presente em várias localidades do Rio de Janeiro (2 lojas em Campo Grande, Méier, Ilha do Governador e Santa Cruz). Prestamos um serviço de qualidade sempre que você precisar, e oferecemos aos clientes um check-up geral da suspensão de seu veículo, verificando amortecedores, eixos, molas, rolamentos, pivôs, terminais, juntas, coxins, bandejas, batentes e buchas.

Caso essas peças apresentarem folgas ou estiverem sem ação, o conforto, estabilidade e segurança do seu automóvel acabam prejudicados. Fique atento aos desgastes do sistema de suspensão, alinhamento e balanceamento, e se percebê-los, não espere e vá até uma de nossas lojas para manter o seu carro longe de problemas. Assim você evita correr riscos desnecessários. Além disso, economiza, pois carros desalinhados desgastam os pneus de forma irregular e antecipam a necessidade de troca.

Área de abrangência: Rio