Caster

Caster é o nome dado à inclinação do pino mestre da roda do veículo (manga do eixo) em relação à base central do automóvel, a fim de proporcionar melhor dirigibilidade ao veículo quando em movimento. Ele influencia na estabilidade, na aderência do pneu em relação ao solo, e na velocidade final do automóvel. Pouco caster ou nenhum ocasiona uma trepidação da roda, que resulta em desgaste em pontos localizados da banda de rodagem.

O Caster proporciona estabilidade direcional. O caster, apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influencia no desgaste dos pneus.

caster rio

Ângulos do Caster

Caster positivo: Quando ele projeta para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente impondo ao veículo uma trajetória em linha reta. Isto também permite condução em velocidades mais altas, devido à estabilidade. Fora em sistemas de direção hidráulicos, a desvantagem é a direção exigir mais esforço.

Caster negativo: É quando o ponto de montagem superior do braço de controle ao cubo está na frente da linha central da roda e o ponto de montagem inferior do cubo está atrás da linha central da roda, OU quando ambos os pontos de montagem estão na frente da linha central da roda. São usados em carrinhos de compras, sendo a razão das rodas poderem balançar e girar facilmente. Ele também tornará a direção mais instável na frenagem, devido ao lançamento do carro. A vantagem de um Caster negativo é que ele facilita a virada da direção, devido ao esforço na entrada da mesma.

Caster neutro: É quando os pontos de montagem verticais estão no mesmo plano vertical um do outro, além de estar no mesmo plano vertical que a linha central do cubo e da roda. Ele provém uma entrada de direção fácil, sem as desvantagens de um Caster negativo.

Efeitos de um Caster fora das especificações

Quando insuficiente:

• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade;
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade;

Quando excessivo:

• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade;
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade;
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade.

Diferente lado a lado:

• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em frenagens violentas; a máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau.

Manutenção do Caster

Caster excessivo provoca o “shimmy” ou vibração e desgaste total da banda. O desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando desgaste irregular. As irregularidades de alinhamento podem ser descobertas enquanto o veículo estiver em operação, através da sensação de impossibilidade de manter o veículo em uma linha reta constante.

Na maioria dos veículos, o ângulo do Caster é fixo, e algumas peças podem se deformar ao sofrer impacto, afetando também a coluna de suspensão e tirando o ângulo do seu valor ideal. É indispensável a correção mecânica de sua suspensão para que a eficiência da funcionalidade do carro seja garantida. Assim, podem ser evitados possíveis acidentes, além de uma maior danificação ao sistema de suspensão; e quanto mais tempo passa, a possibilidade de ter que gastar mais com manutenção aumenta.

Alguns sintomas que devem ser observados sdspara a procura de auxílio especializado, são:

  • Direção pesada;Palaasdsad
  • Rodas com dificuldade de retornar à posição inicial após qualquer deslocamento ou curva;
  • Dificuldade de manter o veículo em linha reta;
  • Veículo instável em alta velocidade.

Fique longe de riscos

A ABC pneus está presente em várias localidades do Rio de Janeiro (2 lojas em Campo Grande, Méier, Ilha do Governador e Santa Cruz). Prestamos um serviço de qualidade sempre que você precisar. Ao perceber em seu carro algum dos sintomas indicados acima, não espere e vá até uma de nossas lojas para manter o seu carro longe de problemas