Como manter os bicos injetores em bom estado
A manutenção adequada do sistema de injeção do veículo é fundamental para o bom funcionamento do motor. Além disso, é essencial para prolongar sua vida útil.
Pesa muito o fato de os injetores terem um componente mecânico e elétrico que os torne muito sensíveis à deterioração. Além disso, eles podem levar a avarias graves.
O que são os bicos injetores e para que servem?
Nos motores a combustão, os injetores são responsáveis por distribuir o combustível para o motor. Eles permitem que o combustível chegue na quantidade certa, de forma homogênea e com a pressão certa. Desta forma, o motor pode trabalhar na sua potência máxima.
Não só isso. Quando o sistema de injeção funciona corretamente, a condução é mais suave, pois evitam-se solavancos irritantes. Por outro lado, ao conseguir uma melhor lubrificação do sistema, o consumo e as emissões de CO2 também são reduzidos. E, por fim, o risco de oxidação é minimizado, pois uma das funções dos injetores é extrair a água do tanque.
Conselhor para manter os bicos injetores limpos
- Use aditivos de limpeza. Você pode comprá-los e adicioná-los manualmente ou usar combustíveis que os incluam em sua composição. Eles servem para que os injetores não entupam.
- Não circule com o tanque na reserva. Depósitos se acumulam no fundo do tanque e podem passar para a câmara de combustão e entupir os injetores.
- Troque o filtro de combustível periodicamente. Sua missão é evitar que partículas nocivas, como água ou impurezas, entrem no motor. Deve ser substituído a cada 30.000 km ou de acordo com a indicação do fabricante.
- Cuidado com as rotações por minuto (rpm). Um aumento súbito das rotações leva a um aumento do consumo, com a consequente geração de carbono. Por outro lado, dirigir em baixas rotações também produz mais carbono, vibrações e desgaste do sistema de injeção. O ideal é circular a cerca de 1800 rpm se o seu carro tiver motor a diesel ou 2500 se for a gasolina.
Problemas mais frequentes e como detectá-los
Quando os injetores não funcionam bem, a pulverização do combustível é má feita e ocorrem vazamentos ou pingos. Como resultado, a água pode entrar ou sedimentos podem se acumular no tanque. Isso leva a um maior consumo de combustível, aumento das emissões de CO2 e possível falha do motor.
Se você sentir um cheiro forte de combustível, pode haver um vazamento no sistema de injeção. E se a fumaça que sai do escapamento estiver muito escura, é sinal de que algo está errado no processo de combustão. Especialistas em diagnóstico automotivo podem detectar outros problemas antes que ocorra uma avaria. Temos uma equipe especializada que pode ajudar nesses casos. Consulte-nos.
Você sabia que além de pneus a ABC tem muito mais para oferecer ao seu carro? Clique aqui e veja um resumo de todos os serviços automotivos disponíveis em nossas 6 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.