Dicas para não ficar na mão com o ar condicionado, mesmo no inverno

Segunda-feira, 22/05/2023

É óbvio que quando as temperaturas começam a subir, os motoristas tendem a utilizar o ar condicionado com mais frequência. Esse uso constante não acontece no inverno, sobretudo em cidades mais frias.

Mas, você motorista, pode ser surpreendido quando, por exemplo, em pleno inverno, precisar fazer uma viagem mais ou menos longa e precisar usar o ar condicionado, mesmo que a intenção não seja gelar muito, apenas para poder ter o conforto de viajar com os vidros fechados (o que ajuda também a diminuir o consumo de combustível) - e justo nesse momento ele não funciona como deveria.

Portanto, aproveitamos esta matéria para alertar que, mesmo durante o inverno, antes de fazer uma longa viagem, além de revisar itens como pneus, suspensão, fluidos e freios, revise também as paletas do para brisas e o ar condicionado. Você pode precisar muito de ambos. E, ao revisar o ar condicionado e notar que o mesmo não refrigera o habitáculo, corretamente, significa que pode estar com algum problema. Analisaremos quais podem ser as principais causas.

Dicas para não ficar na mão com o ar condicionado, mesmo no inverno | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Quais os possíveis problemas do ar condicionado?

O sistema de ar condicionado do carro precisa de manutenção preventiva, embora isso não signifique que seja necessário recarregar o ar condicionado todo verão ou todos os anos.

Num carro novo ou com poucos anos, só terá de ser feito de dois em dois anos, após efetuar uma limpeza profunda do sistema.

Mas se notarmos que o ar condicionado do nosso carro não está funcionando como deveria, isso pode ser devido a três causas principais:

  • O filtro da cabine está sujo: seria a falha menos grave e, portanto, a mais barata. A sujeira impede que o ar frio chegue ao habitáculo e, portanto, deve ser limpo. Caso isso não seja possível ou já seja muito antigo, terá que ser trocado.
  • Problema elétrico: pode ser que seja necessário trocar um relé, fusível ou conexão.
  • Vazamento de gás: o circuito do ar condicionado está fechado. Embora possam ocorrer perdas de gás refrigerante, elas seriam mínimas. Então, se tivermos que recarregar o gás do ar condicionado com frequência, isso indica que há um vazamento. A gravidade e o preço dessa avaria dependerão da localização do vazamento.

Obviamente, em carros mais antigos, as juntas do sistema podem se deteriorar. Nesse caso pode ser necessário recarregar o gás, mas pode valer mais a pena descobrir a causa do vazamento o quanto antes.

Como detectar que o ar condicionado não funciona corretamente

Dirigir com temperatura muito alta no interior do veículo aumenta o risco de acidente em até 20%, segundo dados de um estudo realizado por uma importante instituição espanhola.

A temperatura ideal para o ano todo seria entre 20 e 23º C e para manter essa temperatura é fundamental que o ar condicionado ou o ar condicionado funcionem corretamente.

Apesar de verificarmos minuciosamente o carro periodicamente, existem alguns sinais de alarme que podemos detectar com o uso regular e que podem estar indicando que algum elemento do ar condicionado não está funcionando corretamente.

Os principais são o mau cheiro no habitáculo ao ligar o ar e a diminuição do fluxo de ar. Ambos podem estar indicando que algo está errado, por exemplo, que o filtro ou os dutos do sistema não estão limpos e, portanto, devemos revisá-los.

Por último, mas não menos importante: Use o ar condicionado do carro pelo menos uma vez por semana, mesmo quando não estamos no verão, devido a diversos motivos. O primeiro é que o sistema de ar condicionado necessita de manutenção regular para garantir seu bom funcionamento a longo prazo. Ao ligá-lo regularmente, você ajuda a lubrificar os componentes internos e evita o ressecamento das mangueiras e vedantes, prevenindo vazamentos e danos futuros. Além disso, o uso periódico do ar condicionado evita a formação de mofo e o acúmulo de poeira no sistema, melhorando a qualidade do ar no interior do veículo. Também é importante ressaltar que, ao ligar o ar condicionado regularmente, você pode identificar possíveis problemas precocemente, como ruídos estranhos ou mau cheiro, permitindo que você tome as medidas necessárias para repará-los antes que se tornem mais graves. Portanto, mesmo fora do período de verão, ligar o ar condicionado do carro semanalmente é uma prática recomendada para manter o sistema em bom estado e garantir o conforto e a segurança durante todo o ano.

Quero um orçamento