Você sabe a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Segunda-feira, 15/03/2021

Os dois processos geralmente associados são completamente diferentes

Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são dois processos igualmente importantes para o veículo. É necessário verificar constantemente se há a necessidade de fazê-los. Em revisões mensais, ou em outros períodos de tempo, é importante checar se os pneus estão alinhados e se as rodas estão balanceadas. Mas você sabe a diferença entre os dois processos? Muita gente não sabe e pode até se confundir na hora de saber qual dos dois deve fazer. Por isso, explicamos aqui o que é balanceamento e o que é alinhamento.

diferença entre alinhamento e balanceamento

O que é balanceamento?

O balanceamento trata-se do equilíbrio entre a roda, o pneu e a câmara do veículo. Desse modo, um carro bem balanceado é estável e garante uma boa dirigibilidade do veículo.

Como detectar que seu carro precisa de balanceamento?

Note se o seu volante está vibrando. Esse pode ser um indicativo da necessidade de balancear seu carro. Outra dica é observar se seu veículo faz barulhos em determinadas velocidades.

Por que devo balancear meu veículo?

É necessário balancear regularmente seu carro para que evite-se o desgaste prematuro dos pneus. Pois o desbalanceamento leva à trepidação no piso, no volante, no painel e até mesmo nos assentos. Portanto, o cuidado do balanceamento está ligado diretamente à melhor conservação dos pneus. Outros benefícios estão em garantir mais conforto no veículo, agradável dirigibilidade e mais segurança. Deixar seu carro desbalanceado pode levar a terríveis acidentes.


balanceamento de pneus rio de janeiro

O que é alinhamento?

Este procedimento serve para alinhar as rodas em relação ao volante. O alinhamento é realizado de forma a tornar as rodas paralelas. Tanto entre si quanto em relação ao volante.

Como detectar que seu carro precisa de alinhamento?

Observe se, ao dirigir, seu carro puxa mais para a direita ou para a esquerda enquanto você mantiver o volante na posição reta. Em um curto período de tempo, já é possível notar.

Por que devo alinhar meu veículo?

É necessário alinhar regularmente seu carro para evitar o desgaste irregular dos pneus. A fim de preservar a vida útil dos pneus e das peças da suspensão. Por consequência de não alinhar os pneus, ocorre um aumento do consumo de combustível. Uma consequência grave é ainda o maior risco de acidentes. Isso pode ocorrer porque o desalinhamento diminui a segurança e piora a dirigibilidade do seu carro.


alinhamento de direção rio de janeiro

Comparações entre alinhar e balancear

Após explicar como opera o alinhamento e o balanceamento, você precisa entender a diferença principal entre os dois processos. Enquanto o alinhamento é voltado ao ajuste do ângulo das rodas, o balanceamento faz o ajuste do giro da roda. Assim, alinhar é deixar o volante e as rodas ajustados entre si, ou seja, garantir que o carro ande reto com o volante no meio. Já balancear é fazer com que, ao girar, a roda não provoque vibrações em algumas velocidades.

Dica importante: Verifique sempre o alinhamento e o balanceamento do veículo antes e depois da troca de pneus. Excetuando-se esse caso, o ideal é balancear e alinhar um veículo a cada 10.000 km rodados.

Agora que você sabe a importância e as diferenças de cada processo, entre em contato e marque a revisão em uma de nossas 6 unidades!
Quero um orçamento