Esclareça suas dúvidas sobre a troca de óleo

Sexta-feira, 26/03/2021

O óleo lubrificante do motor é um item de troca obrigatória, ou seja, o produto se desgasta e precisa ser trocado por um novo. Além de lubrificar ele protege as peças do motor diminuindo o atrito entre elas; evita a formação de ferrugem e o acúmulo de sujeira. E mesmo assim existem dúvidas e erros muitos comuns. Nesse artigo vamos esclarecer suas dúvidas e dar dicas para a troca de óleo correta.

Quando trocar o óleo

A primeira fonte de confiança é o manual do veículo. Pois a troca do lubrificante não tem uma medida certa para todo os carros, pode variar dependendo do modelo e outros fatores. No manual o fabricante vai te dar a quilometragem e tempo de uso indicados para o seu modelo e você deve respeitar sem exceções essas indicações. O óleo velho forma borras que comprometem os componentes do motor e pode resultar até em fundição do propulsor. Como você usa o seu carro é um fator dominante para a troca do óleo. O chamado “uso severo ou leve”, chega a ser citado pelos manuais. O uso severo implica em um tempo menor para a troca do óleo porque consome mais o produto, e é mais comum do que você pensa. O transito pesado nas cidades, com aquele anda e para percorrendo trajetos curtos, são os responsáveis por caracterizar o uso severo. Mas se você cruza trajetos maiores, não fique relaxado, estradas de terra, barro ou lama resultam no mesmo problema, pois contaminam o óleo com mais rapidez. E ainda não se engane com o carro parado ou pouco usado, essa é uma das condições de maior uso severo.

troca de óleo rio de janeiro | abc pneus

Completar o óleo

Essa prática não é nem um pouco recomendada, o ideal é fazer a troca completa. Você pode pensar que mesmo usando o mesmo produto eles vão se misturar sem problemas. Mas na verdade o óleo velho está poluído pelo uso e quando se misturar ao óleo novo resultará em um produto misto e ineficiente. Em uma emergência você pode completar o óleo, mas ele deve ser trocado completamente o mais rápido possível.

Trocar o filtro

Indispensável na hora e trocar o lubrificante. O óleo passa pelo filtro, deixando nele as impurezas acumuladas. Então o óleo novo e limpo será contaminado pelo filtro e de nada vai adiantar fazer a troca do lubrificante. As impurezas aceleram o desgaste do produto e claro, reduzem sua eficiência. Fazer a troca do filtro é a recomendação geral para todo e qualquer veículo. Então na hora de trocar o óleo, não esqueça de também trocar o filtro.


troca de óleo Rio de Janeiro | ABC Pneus

Como escolher o óleo certo

Esse item pode ser confuso por causa das informações em siglas e falta de conhecimento sobre os tipões de óleo. Porém, essas são informações indispensáveis na hora de escolher o produto para o seu carro. Mais uma vez vamos recorrer ao manual do proprietário, são 3 informações que você deve sempre levar em consideração: índice API, o índice SAE e, em alguns casos, o tipo de óleo. No manual serão recomendados esses itens, e você pode escolher a marca livremente, desde que os componentes do produto atendam aos 3 itens.

As denominações mineral, semissintética ou sintética, definem o tipo de óleo pela base do produto. Seja fiel ao tipo recomendado pelo fabricante. Misturar óleos diferentes provoca reações inesperadas no motor, podendo prejudicar o funcionamento do mesmo.

Já as siglas API e SAE, classificam de acordo com aditivação e viscosidade, respectivamente. O índice API faz referencia a modernidade do produto e a qualidade dos aditivos presentes na composição. O índice SAE indica a viscosidade do produto em temperaturas frias e quentes. Essas indicações são diferentes para modelos de carro, motos e veículos pesados. Sendo assim escolha uma marca de qualidade, compatível com o seu veículo e motor.

Não faça a troca de óleo por conta própria

Existem muitos tutoriais sobre como medir e trocar o óleo por sua conta. Mas isso implica lidar com as consequências de uma troca malfeita. Deixar pingar óleo no motor afeta outras peças críticas do motor prejudicando seu funcionamento; não fixar corretamente o bujão, o parafuso que fecha a válvula de escape do cárter de óleo, resultará em vazamentos; não executar a troca do filtro, já esclarecemos como essa tarefa não deve ser esquecida. Busque uma oficina de confiança para que a medição e a troca sejam feitas da forma correta. Assim você não terá problemas maiores por causa de uma troca de óleo que deu errado, ou uma medição imprecisa.

Oficina especializada

Então agora que você conhece mais sobre a troca de óleo, conheça o nosso serviço e seja atendido por uma equipe com experiência e conhecimento em uma de nossas lojas!

Atendemos em 6 lojas no Rio de Janeiro: Méier, Ilha do Governador, 2 endereços em Campo Grande (Estrada das Capoeiras, 537 e Estrada do Cabuçu, 855), Santa Cruz e Jacarepaguá. Veja qual é a ABC Pneus mais próxima de você!
Quero um orçamento