Goodyear inova de forma sustentável e cria pneu feito de arroz

Quinta-feira, 08/12/2022

A sílica RHA, obtida a partir do processamento de cinzas de casca de arroz, agora está oficialmente incluída no portfólio de materiais da Goodyear e é usada em várias de suas fábricas globais.

Para encontrar fontes de materiais substitutos que tenham um impacto positivo no desempenho do pneu, a Goodyear começou a explorar o uso de sílica da cinza da casca de arroz. A adição de sílica melhora a flexibilidade e elasticidade da banda de rodagem em temperaturas mais baixas, o que proporciona melhor tração e aderência.

Atualmente, o ser humano produz uma grande quantidade de resíduos em sua atividade diária, grande parte proveniente do agronegócio.

Goodyear inova de forma sustentável e cria pneu feito de arroz | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Durante a produção do arroz, a casca é descartada e torna-se resíduo. Normalmente essa casca é incinerada para reduzir seu volume, gerando fumaça poluente. Como combustível produz calor, devido ao seu poder calorífico (aproximadamente 16720 KJ/kg) e a cinza resultante contém uma percentagem de sílica superior a 90%.

As principais impurezas que esta sílica contém são: cálcio, potássio, magnésio e manganês e como secundários alumínio, ferro, boro e fósforo. Para obter sílica de alta pureza é necessário remover essas impurezas.

A sílica pode ser usada na catálise na produção de diversos produtos, como materiais de construção, ou seja, concreto com propriedades aprimoradas, materiais compostos à base de magnésio, abrasivos e materiais refratários, pigmentos cerâmicos, vidro, fibras ópticas para telecomunicações, cerâmica, polímeros, estabilizadores de solo , combustível para geração de eletricidade, vapor e calor, entre outros.

Agora, a potência está associada ao torque? Primeiro vamos descobrir o que é torque e já teremos a resposta.

Inovação sustentável

Devido aos avanços tecnológicos e maior preocupação com o meio ambiente, a casca de arroz, que até então era resíduo, é utilizada como matéria-prima nos processos produtivos de algumas empresas.

Nesse sentido, a Goodyear utilizará as cinzas da casca de arroz para produzir eletricidade como fonte verde de sílica a ser utilizada na fabricação de pneus.

No passado, os pneus eram criados exclusivamente a partir de materiais como borracha natural, ferro e têxteis. A empresa, na busca constante pela redução do impacto ambiental e graças à inovação, encontrou um componente natural para seus pneus: a sílica, um mineral derivado da areia que também pode ser produzido a partir dos resíduos deixados após a queima da casca de arroz.

Nos últimos dois anos, a Goodyear testou a sílica em seu Centro de Inovação em Akron e descobriu que seu impacto no desempenho do pneu é semelhante ao das fontes tradicionais. Além disso, a sílica misturada com a borracha dos pneus os fortalece e reduz a resistência ao rolamento, o que se traduz em economia de combustível, além de ter um impacto positivo na tração dos pneus em piso molhado.

“O uso de cinzas de casca de arroz fornecerá à nossa empresa uma fonte alternativa de sílica, além de ajudar a reduzir a quantidade de resíduos de casca de arroz que acabam em aterros sanitários”, disse Joseph Zekoski, diretor técnico interino da Goodyear."

Ele explicou que essa iniciativa demonstra o compromisso da Goodyear com a inovação e o meio ambiente, já que os esforços da empresa nessa área buscam desenvolver pneus mais ecológicos a partir de seus materiais, desempenho e processo de fabricação.

“É por isso que continuamos a explorar maneiras de aumentar a eficiência dos pneus e nos esforçamos para ajudar os consumidores a manter a qualidade de desempenho ideal de seus pneus por meio de inovações como Air Maintenance Technology (AMT). Inglês). Também buscamos recursos renováveis, como o óleo de soja, para substituir o uso de materiais à base de petróleo em nossos pneus”, disse Joseph Zekoski.

A Goodyear emprega atualmente cerca de 69.000 pessoas e fabrica seus produtos em 52 instalações em 22 países ao redor do mundo. Seus dois centros de inovação localizados em Akron, Ohio e Colmar-Berg, Luxemburgo são dedicados ao desenvolvimento de produtos e serviços de última geração que definem o padrão da indústria.

O Eagle Go

Eagle Go é um pneu fabricado com sílica de casca de arroz e 90% da estrutura interna composta de materiais alternativos (óleo de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural) - o que dispensa materiais sintéticos. Segundo a empresa, o material utiliza menos derivados de petróleo na composição e pode rodar por até 500 mil km. Segundo a Goodyear, são utilizados menos derivados de petróleo na composição e o pneu pode rodar por até 500 mil km. Carros à combustão duram em média 240 mil quilômetros.

O novo conceito de pneu é o primeiro passo para que o petróleo deixe de ser utilizado na fabricação. A Goodyear revelou que pretende abandonar o uso do petróleo na fabricação dos pneus até o ano de 2040, e a solução logo deve ser associada aos avanços dos motores elétricos.

Quero um orçamento