Higienização de ar condicionado

higienização ar condicionado rio

Especialmente em um país tropical como o Brasil, o calor é uma constante na maioria dos estados. Especialmente quando o verão chega, o ar condicionado se torna uma parte imprescindível do seu carro, com qualquer defeito ou falha no mesmo se tornando um gasto imediato devido à necessidade de conforto. Uma das maiores preocupações que se deve ter é se a peça está devidamente higienizada e com o filtro limpo.

Quanto mais tempo o ar fica ligado, mais passamos a respirar apenas o ar provido por ele dentro da cabine; e as impurezas contidas no ar que respiramos se acumulam no sistema de ar condicionado. Esse sistema é fechado e junta toda essa sujeira em pequenos orifícios e canaletas. Além disso, a umidade torna o ambiente ideal para a proliferação de micro-organismos.

A única forma de evitar esse problema e fazer corretamente a manutenção preventiva de todo o sistema, seria fazer com regularidade o serviço de higienização de ar condicionado. Não é só uma questão de conforto, é algo que pode levar a doenças e prejudicar imensamente pessoas alérgicas ou mais sensíveis ao ar a volta delas, como crianças. Então, se você viaja com pessoas alérgicas e/ou crianças, precisa prestar sempre atenção se é necessária a manutenção do ar condicionado do seu carro.

Como conservar o ar condicionado

A periodicidade da limpeza varia de caso para caso, mas aqui vão algumas dicas sobre o uso do ar condicionado; afinal, uma peça bem usada necessita de menos reparos, e tem menos gastos adicionais.

  • Lembre-se que o seu sistema de ar condicionado não só resfria o seu veículo. Além disso, uma das suas principais funções é remover a umidade da cabine. Por isso, é uma boa prática usar o ar condicionado no inverno para manter o seu para-brisas livre da neblina que prejudica a visibilidade.
  • Ligue o condicionador de ar uma vez por semana, durante cerca de dez minutos. Isto irá manter a pressão de gás para sustentar o compressor a trabalhar corretamente. Execute o modo degelo por cerca de cinco a dez minutos. Isso evita mofo e limpa a umidade excessiva, que pode levar a odores desagradáveis em seu carro.
  • Recarregue o seu sistema de ar condicionado. A cada dois anos, atualize o sistema de refrigeração com gás e lubrificantes.
  • É uma boa prática obter um serviço completo ar condicionado regularmente. Tente fazer isso antes de começar os meses mais quentes, pois isso irá garantir que você não seja pego de surpresa por uma onda de calor repentina onde, de repente, seu ar condicionado parou de funcionar.
  • Quando seu veículo aquece ao ficar parado no sol por muito tempo, o recomendado é abrir as portas e janelas para deixar o ar circular, antes de ligar o ar condicionado: pois quando ele tem que resfriar um ambiente muito quente, se exige muito mais de suas peças, o que causa um desgaste maior.

Quando higienizar o sistema de ar condicionado?

O processo de higienização elimina fungos, bactérias e ácaros nocivos à saúde humana. Os dutos de ar e a cabine do automóvel são esterilizados pelo ar que circula no sistema, oferecendo bem-estar imediato ao usuário do veículo em um processo que dura em média 20 minutos.

Então, quando você deve fazê-lo?

  • Quando ocorre incidência de odores desagradáveis ao ligar o sistema de ventilação do veículo;
  • A cada 6 meses, de acordo com uso e modelo do equipamento, ou a cada 30.000km rodados;
  • Ao notar espirros e alergias frequentes vindos de usuários do veículo;
  • Se perceber dificuldade na ventilação e o carro mais abafado, podendo ser um sinal de que a passagem de ar está sendo obstruída;
  • Se notar que a temperatura do aparelho está diferente. Se estiver muito quente, a maior probabilidade é de o ar condicionado estar sendo obstruído.

Benefícios da higienização do ar condicionado

Não há como negar que o ar condicionado deixa o ambiente mais agradável. Mas quais são os benefícios de tê-lo sempre higienizado?

  • Um ambiente mais saudável para todos;
  • Cabine livre de odores ruins e desagradáveis;
  • Economiza energia que é usada em excesso quando há obstrução da passagem de ar;
  • Prolonga a vida útil da peça, evitando danos que gerariam gastos de reparo ou substituição.

Cuide bem do seu veículo

É recomendado que a higienização do ar seja feita por especialistas. Eles terão a experiência e os produtos necessários para manter a peça limpa e prevenir uma volta rápida de fungos, bactérias e ácaros.

Onde fazer a higienização de ar condicionado do meu carro?

A ABC pneus está presente em várias localidades do Rio de Janeiro (2 lojas em Campo Grande, Méier, Ilha do Governador e Santa Cruz). Prestamos um serviço de qualidade sempre que você precisar. Ao perceber em seu carro algum dos sintomas indicados acima, não espere e vá até uma de nossas lojas para manter o seu carro longe de problemas.