A importância das lanternas (e faróis) na segurança veicular

Sexta-feira, 07/05/2021

Entenda a diferença entre lanternas e faróis e sua importância para a segurança de pedestres e motoristas.

Lanternas e faróis são itens de grande impacto visual. O design dessas peças segue a linha criativa dos veículos com detalhes cada vez mais tecnológicos e marcantes. Porém, mais importante que a questão estética, lanternas e faróis são itens de segurança obrigatórios. Uma simples lâmpada queimada (que às vezes custa poucos Reais) pode causar acidentes e até mesmo multa ao condutor do veículo. Responsáveis por sinalizar e iluminar, as lanternas e os faróis sinalizam, no escuro, a presença de um veículo para outros condutores e pedestres, iluminam as vias garantindo a visibilidade à noite e indicam decisões do condutor.

importância das lanternas para a segurança automotiva | Rio de Janeiro

Itens avaliados na vistoria

Estes itens são tão importantes que, se não estiverem funcionando de maneira adequada, certamente reprovarão seu carro na vistoria veicular. Veja alguns itens de iluminação avaliados durante a vistoria:

  • Faróis principais dianteiros da cor amarela e branca;
  • Farolete nas cores amarela e branca;
  • Lanternas de posições traseiras na cor vermelha;
  • Lanternas indicadoras de direção – dianteiras (âmbar) e traseiras (âmbar e vermelha);
  • Lanterna de marcha à ré (branca);
  • Lanterna de iluminação da placa traseira (branca);
  • Dispositivo de sinalização luminosa ou refletora de emergência;
  • Nos veículos de carga, lanternas delimitadoras nas laterais.
  • Lanternas x Faróis

    Enquanto os faróis iluminam o trajeto, sobretudo em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem. Localizados na dianteira do veículo, os faróis são os responsáveis pela iluminação do que está à frente. Lanternas localizam-se na traseira, na dianteira e nas laterais do veículo, uma vez que a emissão de sinais, indicadores de diferentes operações, precisa abranger o campo de visão de todos os usuários da via.

    É importante sim cuidar de lanternas e faróis

    O correto funcionamento dos itens de iluminação dos veículos depende de alguns cuidados de manutenção, que se não executados, comprometem não só a segurança nas vias, mas também o bolso dos motoristas.

    Os faróis requerem regulagem, operação que alinha o facho luminoso de modo a assegurar incidência adequada de luz no trajeto.

    Todas as características técnicas destes dispositivos, como a intensidade e a cor da luz emitida, estão padronizadas pelas normas ABNT e Resoluções CONTRAN.

    O estado de conservação de faróis e lanternas é, portanto, fator determinante para o desempenho seguro dos motoristas. Irregularidades, como faróis desregulados, lâmpadas queimadas ou lentes opacas precisam ser corrigidas em oficinas especializadas, aptas a auxiliar na manutenção e preservação desses itens.

    Quero um orçamento