Como saber o tamanho e tipo do pneu?

Terça-feira, 19/01/2021

Já bateu aquela dúvida sobre o tamanho e tipo do pneu na hora da compra? Entender o que significa aquela mistura de letras e números é essencial para fazer uma escolha boa e segura.

Escolher o tamanho e tipo do pneu, de acordo com seu carro, é crucial para a segurança de todos no veículo e influencia na durabilidade do mesmo. O pneu errado pode ocasionar problemas na suspensão do carro, caixa de direção, terminais e outras peças, afetando a dirigibilidade do carro.

Analisados pela ótica e com as informações corretas, o emaranhado de letras e números inscritos na lateral do pneu não ficam tão difíceis de se compreender. Os códigos e etiquetas de identificação trazem referências valiosas.

Além de inscritos nos pneus, alguns carros também possuem essas informações em uma placa adesiva dentro do batente da porta do motorista.

goodyear rio de janeiro

Leitura dos tamanhos dos pneus

Tomemos como exemplo um pneu com o código P175/70R13 92H. O primeiro grupo de letras e números são as medidas, a forma de construção e tipo de carro para qual o pneu foi feito.

P: de forma simples, significa que o pneu é indicado para carros de passeio. A letra “P” se refere ao termo pneu P-métrico.

Letras “LT” significam que o pneu é para caminhões leves. Se não tiver letra, significa que o pneu é EuroMétrica, tamanhos originários da Europa. Ele é um sistema de medição pouco diferente da P-métrica, embora seja parecido.

O tamanho “T” quer dizer que o pneu é uma “Peça Sobressalente Temporária”, criado para ser usado temporariamente em casos do pneu furar ou outro incidente. “ST” se refere a reboques e motor-homes e “C” a caminhões, vans e pick-ups de maior porte.

Carga

O número 92kg do exemplo mostra o peso máximo suportado por cada pneu. Vale ressaltar que esse número não representa a carga máxima que o pneus conseguem suportar, é necessário consultar uma tabela de índices de acordo com o modelo.

pneus rio de janeiro

Velocidade

A letra “S”, após o número de carga, se refere a classificação de velocidade do pneu. No exemplo, a capacidade máxima de velocidade do pneu é de até 210 km/h.

  • Q: até 160 km/h;
  • R: até 170 km/h;
  • T: até 190 km/h;
  • H: até 210 km/h;
  • V: até 240 km/h.
  • Quando as letras são mais próximas do início do alfabeto, elas estão relacionadas a uma capacidade de velocidade menor do que as que estão próximas ao final.

    Agora, que você já concluiu a leitura do artigo e entende sobre os tipos e tamanhos de pneus, já pode escolher o seu. Mas se ainda está com dúvida sobre qual o melhor tipo para seu veículo, nós podemos te ajudar! Venha até uma loja ABC Pneus e consulte nossa equipe técnica de especialistas. Teremos o maior prazer em esclarecer!

    Veja onde estamos!
    Quero um orçamento