5 Dicas para escolher o pneu certo para o seu carro

Terça-feira, 19/01/2021

Saber como escolher o pneu certo para o seu carro é uma das ações mais importantes no quesito segurança veicular. Pois o pneu certo proporciona uma melhor experiência no veículo. Enquanto o pneu errado gera problemas que podem prejudicar tanto a segurança quanto a vida útil dos outros componentes do seu carro.

Vantagens do pneu certo

  • Segurança do Veículo;
  • Conforto ao dirigir;
  • Evita o desgaste prematuro.
  • Problemas do pneu errado

  • Desgaste na suspensão do carro, caixa de direção e outros componentes;
  • Prejudica a condução;
  • coloca a vida dos passageiros em perigo.
  • Portanto, ao escolher um pneu para o seu carro, você deve levar em consideração todos estes itens, não apenas o preço. Para te ajudar a escolher, listamos 5 dicas para você levar em consideração na hora de comprar um pneu.

    rodízio de pneus rio de janeiro

    1. A borracha influencia na durabilidade do pneu e no gasto do combustível

    Quanto mais macia a borracha, menos dura o pneu. Assim, para garantir maior durabilidade, prefira borrachas mais duras. Contudo, não exagere, pois se for dura demais, pode bater mais e assim comprometer o conforto na direção.

    A borracha do pneu também influencia no gasto do combustível pela sua composição. Compostos por sílica, os pneus verdes são os mais indicados quando o quesito é economia. Isso porque ele evita que o pneu se agarre ao chão e force o motor demais para mover o carro. Contudo, este é um modelo bem mais caro de pneu.

    2. Escolha a banda de rodagem adequada ao local que você trafega

    A banda de rodagem é aquela parte do pneu que fica em contato com o solo. Ela é responsável pela tração, dirigibilidade, frenagem e dispersão da água que entra em contato com o carro. Composta de sulcos e ranhuras, sua estrutura preza pela aderência, refrigeração da borracha e diminuição da ressonância dos pneus.

    Existem diferentes tipos de banda de rodagem. Ela deve ser escolhida a partir das características do local em que você trafega ou do uso que você faz do veículo. Conheça, a seguir, os tipos de banda de rodagem e suas principais características. Escolha a mais adequada para seu veículo!

  • Barra de Rodagem Direcional: tem melhor desempenho em pistas molhadas, garante maior velocidade e mais estabilidade nas curvas;
  • Barra de Rodagem de Tração: sua estrutura proporciona maior drenagem de água e menor acúmulo de pedras, sendo indicada para veículos que costumam fazer viagens longas;
  • Barra de Rodagem Mista: gera menos calor e maior resistência a cortes, com muito mais durabilidade, o que a torna ideal para uso em estradas com condições ruins e terraplanagem;
  • Barra de Rodagem Off The Road projetada para trafegar em terrenos irregulares, garante a tração nos pisos mais adversos, suprimem pedras, lama e barro.

  • pneus rio de janeiro

    3. Observe o índice treadwear para durabilidade

    Referência para a durabilidade do pneu, o índice treadwear é muito importante e deve ser considerado na hora da compra. Com valor entre 60 e 620, ele indica a durabilidade do sulco segundo testes realizados na sua fabricação. Quanto menor o número, mais rápido será o desgaste.

    Esta informação é exigida pelo Inmetro em todos os veículos brasileiros e pode ser encontrada na lateral do pneu. Para escolher o treadwear, você deve se basear pela comparação dos modelos de pneus. Os que apontam treadwear de índice 200 têm desgaste duas vezes menor do que os que apresentam o valor 100.

    4. O perfil do pneu mais adequado

    Perfil do pneu é uma medida de porcentagem extraída a partir da altura e largura da seção do pneu. Uma dica para escolher o perfil adequado é manter o conjunto da mesma altura da roda original. Veja as vantagens de cada altura de perfil.

  • Vantagens do perfil alto: têm paredes mais grossas, maior versatilidade em ruas irregulares e maior absorção de buracos;
  • Vantagens do perfil baixo: melhor controle da velocidade e melhor frenagem, sendo mais fácil a execução de manobras.
  • Mas, atenção! se você reduzir demais o perfil com relação ao original, terá prejuízo em conforto e maciez. Com o perfil muito baixo, há menos camada de ar para amortecimento, o que gera mais impactos no chão. Da mesma forma que um perfil muito alto dificulta a execução de manobras rápidas.

    5. Siga a recomendação do manual do carro

    Dúvida sobre qual o tipo certo de pneu, verifique o manual do veículo. Nele, você encontra todas as especificações recomendadas pelo fabricante. O que não significa que você não possa variar conforme o seu objetivo na direção. Mas é importante ter essa avaliação de profissionais especializados em pneus. Vá até uma das lojas ABC Pneus e converse com nossos consultores!

    Conheça nossas lojas.
    Quero um orçamento