Pneus gastos: como saber a hora de trocar os pneus

Terça-feira, 19/01/2021

Quando trocar os pneus? Para identificar se um pneu está gasto e já está na hora de trocá-lo, muitos fatores estão envolvidos. Isso porque a durabilidade de um pneu está relacionada não apenas ao tempo ou quilometragem de uso. A topografia das estradas e ruas por onde o carro passa também influenciam bastante. Mas você sabe como identificar a hora certa de trocar os pneus sem que eles ofereçam perigo na direção? Continue lendo para descobrir…

Qual o tempo certo para trocar os pneus?

O tempo máximo de utilização de um pneu segundo os fabricantes é de até cinco anos. Após este período, o clima, a pressão, a umidade e até a temperatura podem levar a uma deterioração do seu material. Fique atento a este tempo especialmente no caso de estepes, que aparentemente podem não mostrar desgastes. Contudo, sua estrutura pode estar comprometida.

rodízio de pneus rio de janeiro

Com quantos km rodados o pneu deve ser trocado?

Há uma quantidade aproximada de quilometragem que o pneu pode rodar em segurança. Estima-se que os pneus devem aguentar rodar por 40 a 100 mil km. Essa grande extensão deve-se às variáveis do carro, como peso e potência. Além disso, contam os cuidados com o veículo e o tipo de uso que se faz. De qualquer forma, a recomendação para investigar a saúde dos pneus é a cada 10 mil km.

Identifique o desgaste visual do pneu

Você sabia que o próprio pneu já traz um indicador de desgaste? Chamado de TWI, este indicador visual se apresenta como pequenas barras de borracha entre os sulcos do pneu. Assim, você deve observar a altura da banda de borracha. Quando ela chega mais próxima ao TWI, é sinal de que já está na hora de trocar.

  • Como medir este sulco?
  • Não se preocupe se apenas olhando você não consegue identificar a hora da troca do pneu. Sabemos que a espessura mínima que deve existir é de 1,6 mm. E esta medida é a mesma da parte dourada da moeda (nova) de 1 real. Portanto, basta colocar a moeda lá e ver como ela entra. Veja como avaliar:

    1. Se sobrar espaço, o pneu ainda está bom para uso (desde que não ultrapassados aqueles 5 anos de validade).
    2. Se estiver justa, já está na hora de trocar (agende sua visita a uma borracharia).
    3. Se não entrar, passou da hora (vá correndo comprar um pneu novo para trocar).
    Dica Importante:
    É importante não deixar que a banda de rolagem chegue a encostar no TWI. Quando isso acontece, a direção e a frenagem já ficam prejudicadas. Sem falar na ilegalidade… Se for parado por uma blitz, seu veículo será considerado inapto a continuar rodando.
    pneus rio de janeiro

    Como conservar o pneu por mais tempo?

    Para que seus pneus consigam durar mais tempo, é necessário fazer a calibragem semanalmente. Além disso, periodicamente deve ser realizado o balanceamento e o rodízio dos pneus.

  • Quando fazer o balanceamento?
  • Sempre que você perceber o volante trepidando um puxando para um lado, é hora de balancear os seus pneus. Também devem ser balanceados após fazer o rodízio ou quando trocar algum pneu. Fora essas observações, o ideal é não deixar de balancear a cada 10 mil quilômetros rodados.

  • Quando devo fazer o rodízio de pneus?
  • Também recomendado a cada 10 mil quilômetros, o rodízio é muito importante para que haja um desgaste por igual nos quatro pneus. Isso ajuda a manter também a estabilidade e o equilíbrio do veículo. Não deixe de usar também os estepes neste rodízio, para que ele participe deste desgaste junto com os outros pneus.

    Faça sua próxima troca de pneus em uma de nossas lojas.
    Quero um orçamento