Luz de ignição e do ABS acesas. Como solucionamos um caso real

Sexta-feira, 08/07/2022

Neste conteúdo trazemos mais um caso real solucionado pelo nosso mecânico, o Bulle, que trabalha em nossa unidade na Ilha do Governador.

Trata-se de um Fox 1.6 que apresentava as luzes da ignição e do ABS sempre acesas no painel, sinal claro de que havia algo errado. Bulle gravou um vídeo bastante didático mostrando como solucionar o problema.

Embora o ocorrido tenha sido em um modelo específico, como citamos acima, não quer dizer necessariamente que é um problema que ocorre somente no Fox 1.6 – o mesmo problema pode ocorrer nas mesmas peças, porém em outro modelo. A idéia desse conteúdo é mostrar alguns dos motivos pelos quais as luzes de ignição e do ABS possam estar acesas todo o tempo e dar uma pista do que pode estar acontecendo também com seu automóvel.

Luz de ignição e do ABS acesas. Como solucionamos um caso real | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Motivos pelos quais as luzes ficam acesas no painel

São vários os motivos pelos quais as luzes de ignição e do ABS podem permanecer acesas durante todo o período em que o carro estiver em funcionamento, chamando atenção para um possível problema nesses componentes.

Em um conteúdo anterior, por exemplo, enumeramos 10 motivos pelos quais a luz de ignição dá o alerta. Veja 10 motivos pelos quais a luz da ignição permanecer acesa.

Para resumir: problemas em sensores, turbo compressor, velas e cabos de vela entre outros estão entre os motivos mais comuns para que a luz de ignição fique amarela em seu painel. O que chama atenção no vídeo gravado pelo Bulle é que o problema apresentado nesse caso em específico não consta na nossa lista dos 10 problemas mais comuns que fazem a luz de ignição acender.

Assista o vídeo na íntegra

Vamos ao caso do cliente

Enquanto avaliava o automóvel, Bulle passou um scanner, equipamento de última geração que ajuda nos diagnósticos, como mostra no vídeo. Com as informações do scanner e sua experiência, foi direto ao ponto.

Rachaduras na bobina de ignição estavam causando a falha de centelhas, fazendo com que a luz da ignição ficasse acesa. Os cabos de vela também estavam ressecados, em mal estado. No vídeo não fica claro, mas provavelmente também as velas de ignição já deveriam estar em muito mal estado.

Para que serve a bobina de ignição?

A bobina de ignição tem a função de receber o sinal de alimentação da bateria e transformá-lo em alta tensão, que será enviada às velas para produzir a centelha que dará início à queima da mistura ar-combustível.

A transformação de baixa para alta tensão é possível através do princípio da indução eletromagnética. A bobina contém dois circuitos elétricos: primário e secundário. A alimentação da bateria chega ao primário com alta corrente e baixa tensão (de 12 V a 14 V). A variação da corrente no primário gera uma variação no fluxo magnético da bobina, induzindo a alta tensão no circuito secundário, que atinge entre 20 e 30 mil Volts.

Bobinas costumam durar mais do que velas e cabos de ignição, mas não é por isso que deve se abusar da sorte. O principal fator de deterioração das bobinas é justamente o desgaste das velas de ignição, que pode ser natural ou provocado por outros problemas que se reflitam na câmara de combustão.

E quando a bobina se desgasta, sintomas como falhas de marcha lenta, falhas de aceleração e retornos de chama no coletor de admissão podem significar que o componente da ignição precisa ser substituído. Fugas de corrente pela carcaça da bobina podem indicar trincas no componente, algo que somente é solucionado com sua substituição por uma peça nova.

A solução

Mais uma vez nosso mecânico foi certeiro. Como demonstra muito bem no vídeo, tal qual citamos no parágrafo acima, a bobina apresentava rachaduras em sua carcaça, o que resulta em mau funcionamento do componente e arma a luz de ignição no painel.

Nesse caso a solução é substituir o componente por um novo. Mais para o final do vídeo, Bulle mostra a bobina de ignição já substituída, bem como os cabos de vela e as velas de ignição. Assim o sistema de ignição voltou a funcionar corretamente e como bem demonstrou o mecânico, a luz de ignição deixou de permanecer acesa durante o funcionamento do automóvel.

Sobre a luz do ABS, problema que teve menos destaque no vídeo e em nosso conteúdo, vale ressaltar que nem sempre quando essa luz acende pode significar um problema estrutural no moderno sistema de freios, o que acarretaria em uma manutenção mais cara.

Empresas e profissionais honestos têm a obrigação de verificar todas as possibilidades para evitar maiores ônus por parte do cliente. Nesse caso em específico, o problema era nos sensores do ABS que deixaram de funcionar. Não havia nada errado com outros componentes do sistema de freios.

Como Bulle mostra no vídeo, os sensores foram substituídos e as luzes de alerta do painel do Fox voltaram ao normal. Mais um caso resolvido e mais um cliente satisfeito.

E você? Está tendo algum problema com seu carro? Procure uma de nossas unidades e peça ajuda. Na ABC não trabalhamos só com pneus. Somos um autocenter completo e com profissionais capacitados, prontos para solucionar seu problema da melhor forma possível. Não fique com dúvidas, envie uma mensagem e marque uma visita. Será um prazer recebê-lo.

Atendemos em 6 lojas no Rio de Janeiro: Méier, Ilha do Governador, 2 endereços em Campo Grande (Estrada das Capoeiras, 537 e Estrada do Cabuçu, 855), Santa Cruz e Jacarepaguá. Veja qual é a ABC Pneus mais próxima de você!
Quero um orçamento