Às vezes, a iluminação da luz de aviso de "falha do motor" pode ser temporária. Às vezes basta desligar o veículo, retirar a chave e ligá-lo novamente. Isso acontece quando a luz de aviso acende devido a uma falha de conexão ou mau contato de um componente devido a vibração, temperaturas extremas, etc.
Causas mais comuns que levam a luz de advertência de “falha do motor” acender
Existem muitos fatores que podem fazer com que a luz de advertência de “falha do motor” se acenda. Abaixo estão as 10 causas mais comuns.
Falha interna do motor. Sinais como o veículo apresentando ruído interno do motor, aumento do consumo de óleo e/ou combustível, expulsão de fumaça preta ou azulada, perda de potência, superaquecimento, etc. são considerados possíveis sintomas de uma falha grave do motor.
Falha do turbocompressor. Embora os motivos que podem causar uma falha no turbocompressor sejam muitos, sem dúvida, algumas das causas mais comuns são falha na válvula de descarga, folga no eixo do turbocompressor, falta de lubrificação (óleo de motor contaminado), etc. . A luz de advertência de “falha do motor” também pode ser causada por uma falha nos componentes adjacentes do turbocompressor, como um turbocompressor arrefecedor quebrado (intercooler) ou uma rachadura nos tubos de refrigeração (mangueiras). A dica de manutenção mais importante para a saúde do turbocompressor é usar óleo e filtros de alta qualidade. Isso permitirá que o motor seja lubrificado sem impurezas. Também é essencial verificar periodicamente o correto estado dos dutos e dos sistemas relacionados ao turbocompressor.
Bomba de injeção ou injetores ruins. Os sintomas que podem ser percebidos quando esses componentes estão em mau estado podem ser os seguintes: solavancos do veículo, ruído anormal do motor, dificuldade de partida, perda de potência, presença de fumaça azulada, etc. Para não colocar em risco a bomba e o sistema de injeção em geral, recomenda-se seguir as orientações de manutenção estipuladas pelo fabricante, entre as quais a substituição periódica do filtro de combustível.
Virabrequim com defeito. Se algum desses componentes não funcionar corretamente, é possível que a luz de aviso "falha do motor" se acenda, ao mesmo tempo em que é evidente uma perda de potência no veículo. Entre as causas mais comuns de falha desses componentes está a falta de lubrificação, que resulta no desgaste dos suportes e mancais e consequente aparecimento de folgas. Isso pode causar “chocalhos” e “guinchos”. A substituição da árvore de cames ou virabrequim é uma das ações mais caras da oficina, por isso é essencial a manutenção adequada desses componentes. Para que cumpram sua vida útil, é necessário garantir um nível adequado de óleo, certificar-se de que ele e os filtros sejam de boa qualidade e cuidar da bomba para que ela permita uma pressão correta da mesma. No caso específico do virabrequim, é aconselhável utilizá-lo para substituir a vedação no momento da distribuição.
Sonda Lambda com defeito. Se esta peça estiver com defeito, o veículo exibirá a luz de advertência "falha do motor" no painel. O sensor lambda é um componente de desgaste, deteriora-se com o tempo devido à exposição aos gases de escape, altas temperaturas, vibrações, etc. O desgaste afeta seu desempenho e torna seu sinal fraco e lento. Nesta situação, a Central determinará a necessidade de enriquecer a mistura com mais combustível como medida para garantir o desempenho e evitar o superaquecimento do sistema. Este problema causa uma marcha lenta brusca, perda de potência e/ou aumento do consumo de combustível. Para evitar esta situação, é aconselhável substituir o componente a cada 30.000 km e verificar o funcionamento do sistema de escape em todas as manutenções.
Catalisador com defeito. O catalisador é um dos componentes responsáveis pela redução das emissões dos veículos. A sua avaria pode causar vários sintomas, tais como: perda de potência, ruídos anormais, vibrações, etc. A falha do catalisador de um carro a gasolina geralmente é consequência de uma falha nas bobinas de ignição ou devido ao uso abusivo de viagens de curta distância. Por outro lado, nos motores a diesel, isso pode ser causado pelo abuso da circulação em baixas rotações e pelo excesso de viagens curtas. Para corrigir a falha, você pode optar por substituir o componente por um novo ou recondicionado ou repará-lo, se possível. Para isso, existem oficinas especializadas nestas tarefas que sabem realizar uma limpeza profunda dos catalisadores.
Velas e cabos defeituosos. Em veículos a gasolina, o mau funcionamento desses componentes pode causar dificuldades de partida, perda de potência, marcha lenta instável, ruído anormal do motor, etc., e acender a luz de advertência de “falha do motor” no painel. Essa situação fatal geralmente ocorre devido a um vazamento de óleo que faz com que o carbono adere à superfície da vela de ignição. Para evitar problemas deste tipo, é fundamental manter as velas em bom estado, livres de resíduos e impurezas.
Velas de incandescência com defeito. Nos motores a diesel, se esses componentes não funcionarem corretamente, o veículo pode dar partida incorretamente e exibir a luz de advertência de "falha do motor" no painel. Nesse sentido, da mesma forma que nos veículos a gasolina, as recomendações focam na manutenção adequada e no uso de combustível de boa qualidade.
Fluxômetro com defeito. Quando o medidor de vazão não funciona corretamente, a leitura da massa de ar não é realizada corretamente e a luz de "falha do motor" pode acender no painel de instrumentos, ao mesmo tempo em que se percebe uma perda de potência, um maior consumo, mais emissões e funcionamento anômalo do motor e do turbo. Para manter o componente em ótimas condições de operação, é essencial mantê-lo limpo, manter o filtro de ar em boas condições e usar um óleo de motor de qualidade e em boas condições.
Válvula EGR com defeito. Este componente é responsável por controlar a recirculação dos gases de escape. Sua falha pode ser exibida no painel de instrumentos pela luz de advertência de "falha no motor" e pode causar aumento de consumo e perda de potência. Para garantir a correta manutenção desta válvula, recomenda-se manter o sistema de injeção limpo.
Conclusão
Quando a luz avisadora de "falha do motor" acende, é essencial determinar a importância da avaria para saber se é possível continuar a conduzir, ainda que de forma limitada, até chegar à oficina mais próxima.
Alguns modelos de veículos determinam a gravidade da falha com base na cor da luz de advertência (amarelo para os menores e vermelho para os graves). Se, por outro lado, o veículo não discrimina entre os tipos de falha, os sintomas do veículo devem ser atendidos. A falha do motor pode ser considerada grave se forem observados: perda de potência, fumaça excessiva, ruído anormal proveniente do motor, superaquecimento e/ou aumento do consumo de óleo e combustível.
Em caso de dúvida, se a luz avisadora de "falha do motor" acender, é preferível parar o veículo, desligar o motor e transferi-lo por reboque para a oficina oficial de confiança, onde determinam a extensão da avaria utilizando o máquina de diagnóstico.
Para evitar esse tipo de susto, é fundamental cumprir as manutenções recomendadas pelo fabricante e tomar providências em caso de sinais anormais que possam ser percebidos no funcionamento do veículo. Repeindo o que sempre falamos por aqui em nosso blog: "prevenir é mais barato que remediar".
A luz do motor do seu carro está acendendo e não você não sabe o que fazer? Entre em contato. Fale com um de nossos especialistas e veja como podemos ajudar! Atendemos em 6 lojas no Rio de Janeiro: Méier, Ilha do Governador, 2 endereços em Campo Grande (Estrada das Capoeiras, 537 e Estrada do Cabuçu, 855), Santa Cruz e Jacarepaguá.
Veja qual é a ABC Pneus mais próxima de você!