Manchas em baixo do carro: como identificar? Estou em apuros?

Segunda-feira, 24/07/2023

Uma infinidade de fluidos coexistem em nossos carros para que todos os seus componentes internos funcionem corretamente. Não estamos falando apenas de combustível e óleo do motor , existem outros lubrificantes para a caixa de câmbio, fluidos hidráulicos para a direção hidráulica, fluido de freio, anticongelante ou aditivos como AdBlue e fluido de filtro de partículas . Portanto, é muito importante saber com o que estamos lidando quando encontramos gotas ou manchas embaixo do carro que não conseguimos identificar a priori . Acredite, seu bolso vai gostar deste guia: ele pode te salvar de muitos sustos e grandes avarias.

Verifique regularmente o piso onde você estaciona o carro. Isso ajudará a detectar qualquer nova mancha rapidamente.

Manchas em baixo do carro: como identificar? Estou em apuros? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Seu carro não deve perder nenhum fluido

Os carros são projetados como sistemas selados. O único líquido que seu carro pode expelir sem ser indicativo de falha é a água, proveniente da condensação do sistema de ar condicionado . Estas pequenas poças de água, mais visíveis no verão ou quando faz calor, podem acumular-se debaixo do carro se ficarmos algum tempo parados com o ar condicionado a funcionar. Por ser água, evaporará naturalmente, não deixando resíduos. O problema surge quando nosso carro perde qualquer outro tipo de fluido: há um vazamento e, portanto, um problema.

Embora tenhamos a tendência de associar a perda de fluidos a carros antigos ou com alta quilometragem, a realidade é que um carro bem conservado - por mais antigo que seja - não deve perder nenhum tipo de fluido. Uma perda de óleo sem gotejamento é uma falha menor, um vazamento de óleo que goteja ou outra perda de fluido é uma falha grave. A gravidade da perda é o que vamos discutir ao analisar, a seguir, como identificar aquela mancha que o carro deixou na garagem.

Vazamento de óleo do motor: o mais comum

O mais comum é encontrar manchas de óleo em baixo do carro. São vários os lugares de onde é possível vazar óleo. O bujão, parafuso localizado no dreno do cárter, pode estar mal fechado e é uma das causas mais comuns de vazamento. O mesmo pode ocorrer com o filtro do óleo. Quando mal fechado também permite o vazamento de óleo. O óleo também pode vazar pela tampa de válvulas. Com o desgaste natural, algumas peças como o a tampa do suspiro ou o próprio suspiro entupido podem também causar vazamento de óleo. Junta do carter ou o estouro do interruptor do óleo, muito conhecido como "cebolinha" também são causas comuns de vazamento.

Um vazamento de óleo leve, consiste em encontrar um par de gotas por semana em baixo do carro. Um vazamento mais grave é quando se forma uma boa poça de óleo em baixo do carro que está parado. Para identificar se é óleo que está embaixo do seu carro, você terá que se abaixar e sentir o fluido com os dedos. Se for óleo, será um fluido muito escorregadio e relativamente viscoso.

Se o seu carro for a diesel, o óleo será preto intenso, tão preto quanto carvão ou petróleo. Pelo contrário, se o seu carro for a gasolina ou etanol, o óleo tenderá a ter tons dourados e até amarelados se o óleo tiver sido trocado recentemente. O fluido é facilmente identificado pelo toque. Se a perda for grave, fique atento ao nível do óleo do motor e não adie sua ida à oficina, pois a saúde do seu carro pode estar em jogo.

Vazamento de líquido de arrefecimento: outro clássico

Após vazamentos de óleo do motor, os vazamentos de fluidos do radiador são os mais comuns em um veículo. O líquido de refrigeração é responsável por regular a temperatura do nosso motor e evitar o aquecimento excessivo, cujo resultado final seria um motor emperrado. O refrigerante circula sob pressão por todos os cantos do bloco e cabeçote, além de circular pelo radiador e intercooler, tendo como ponto mais visível o vaso de expansão. Em todo esse encanamento, com o tempo, os ciclos de calor e a pressão criam pontos fracos e vazamentos.

O fluido de arrefecimento costuma ter uma cor marcante – verde ou rosa são as mais comuns – e tem um cheiro bem característico. Um cheiro doce e penetrante que nunca devemos sentir se o sistema de refrigeração estiver em boas condições. Vazamentos de anticongelante, além dessa cor e odor característicos, geralmente deixam um resíduo semelhante a cal. Mesmo que o líquido já tenha evaporado, o resíduo ainda será visível. Embora possa não parecer, a longo prazo, consertar o vazamento é mais barato do que reabastecer o refrigerante constantemente e rotineiramente.

Perdas de combustível: diesel, gasolina ou etanol

Se o seu carro for a gasolina ou etanol e você tiver um vazamento no sistema de abastecimento de combustível, você o identificará muito mais cedo pelo cheiro. Um cheiro forte de gasolina (ou etanol) é uma indicação de que algo está errado e é mais fácil guiar pelo cheiro do que pela visão. O motivo é que a gasolina evapora muito rapidamente e, mesmo que nosso carro pingue constantemente suco de dinossauro, ele não deixa rastros se o vazamento não for grave. A gasolina, além do cheiro típico, é quase transparente e tem uma fluidez (densidade) muito parecida com a da água.

O cenário muda com o diesel. O diesel não evapora tão facilmente e por ter propriedades lubrificantes deixa manchas no chão. É comum que ela manche a parte de baixo do carro de uma cor marrom ou enegrecida , às vezes fácil de confundir com vazamentos de óleo. Para verificar se é óleo ou diesel, o melhor é tocar com os dedos: o óleo de um carro a diesel é preto como o carvão e o diesel não só ficará mais líquido, como também terá uma cor mais clara. A sujidade no chão ou debaixo do carro pode complicar a sua identificação, está tudo dito.

Vazamento da válvula (óleo da caixa de câmbio): idêntico a um vazamento de óleo?

Vazamentos de válvulas são idênticos aos vazamentos de óleo de motor em um carro a gasolina. Sua cor é mais ou menos dourada, e se há um ponto que os diferencia dos vazamentos de óleo do motor é que o fluido pode ser consideravelmente mais viscoso. Uma inspeção visual pode nos ajudar a identificar se é óleo de válvula ou óleo do motor : se vem da lateral do motor - em um carro de tração dianteira - ou está localizado quase sob o compartimento de passageiros - em um carro de propulsão - há uma certa chance de que o vazamento seja óleo de transmissão.

Agora, se o seu carro usa câmbio automático, a perda de fluido será diferente . O fluido de transmissão automática é conhecido como ATF (Automatic Transmission Fluid) e tem uma cor vermelha brilhante, um pouco semelhante ao vinho tinto barato. Os vazamentos podem ocorrer na bomba de óleo da transmissão, pela junta do cárter ou até mesmo pelo próprio radiador de óleo. É importante abordar a origem desses pontos vermelhos, pois eles podem causar o superaquecimento do câmbio ou até mesmo impossibilitar a troca de marchas do carro.

Outros vazamentos: fluido de freio e fluido de direção

A direção hidráulica de um carro utiliza um fluido específico para seu funcionamento, assim como o sistema de freio hidráulico. Em alguns carros, o fluido da direção hidráulica é compartilhado com o fluido hidráulico que permite o acionamento da embreagem. Esses fluidos são bastante semelhantes em composição e tonalidade: assemelham-se a óleo de motor, com tonalidade dourada ou marrom. Por vezes é difícil identificar a sua origem, sendo a melhor chave procurar a sua origem: junto às rodas, na zona do cilindro mestre.

Em caso de dúvidas, traga seu carro para a ABC Pneus. Procure nossa loja mais próxima de você.

Quero um orçamento