Por que meu carro morre se não continuo acelerando?

Quinta-feira, 16/02/2023

Esta semana decidimos falar de um tema que é muito comum entre nossos clientes. Vira e mexe aparece alguém em nossas lojas com esse tipo de problema, o que gera a mesma dúvida: "por que meu carro morre se não continuo acelerando"? Nesta matéria você encontrará respostas para essa pergunta.

É quase certo que sua situação seja a seguinte: você entra no carro, vira a chave e ele liga a parte elétrica. No entanto, quando vc vira a chave toda, o motor não funciona. Você tenta novamente e nada! Então você experimenta virar e pisar no acelerador e aí sim, o motor liga; Embora, assim que você tira o pé, o motor desliga.

Esta não é uma falha rara ou uma esquisitice que acontece apenas com você. Geralmente acontece, embora, é claro, não deva acontecer. Então, por que o carro para se você não o mantém acelerando? Nós vamos te explicar...

Por que meu carro morre se não continuo acelerando? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Por que meu carro morre se não continuo acelerando?

Se você acha que a revisão acima foi em vão, não foi. É que girando a chave e verificando se os componentes eletrônicos funcionam ou ligam bem, podemos descartar que seja um problema no alternador ou na bateria. Ou seja, um problema elétrico.

Assim, entre os possíveis problemas, ficamos com falhas em alguns componentes do motor. Lembre-se que para o motor dar a partida e funcionar normalmente, ele precisa de quatro componentes fundamentais: ar, combustível, faísca e compressão, tudo dentro do cilindro.

Lembre-se também que é necessária uma medida adequada, precisa e determinada de todos esses elementos, e se houver um pouco menos, ou um pouco mais, a combustão não será perfeita e o motor não funcionará normalmente.

Em relação aos possíveis problemas, existem diferentes opções: pode ser um problema de faísca (verifique as velas e cabos), falta de compressão, gasolina não chegando aos injetores ou que falte ar no motor. Normalmente, um carro para se não for mantido acelerando quando há um problema de entrada de ar.

Da posição de condução, você pode verificar que é esse problema. Como? Assim: gire a chave até o fim e pise no acelerador. Se o motor pegar, solte o pedal. Se apagar, é muito provável que você tenha um problema na entrada de ar, mais especificamente no corpo do acelerador.

O que é o Corpo do Acelerador ou Corpo de Borboleta?

O corpo do acelerador é responsável por controlar o suprimento de ar que entra no coletor de admissão. Funciona com uma válvula tipo borboleta que abre e fecha quando o acelerador é pressionado.

A borboleta ajusta a quantidade de ar que vai entrar no motor. É uma peça redonda e plana, com um eixo central sobre o qual gira. Quando está fechado, bloqueia a passagem do ar, e quando está aberto, permanece de perfil (ou seja, totalmente aberto). Neste momento não opõe resistência à passagem do ar.

Dessa borboleta pode haver uma para todos os cilindros, ou uma por cilindro, algo que não é o mais comum.

Então, o corpo do acelerador fornece a quantidade precisa de ar para que a combustão ocorra dentro do cilindro, algo vital e que mencionamos acima. Agora, em geral, esse componente pode falhar devido a problemas de sujeira. Esses são os sintomas que antecedem o problema que é o protagonista desta nota.

Como sei que o Corpo do Acelerador está sujo?

  • Carro acelerado em marcha lenta ou ponto morto: Se ao andar em baixa velocidade você nota que o carro está muito acelerado, com muitas rotações por minuto (rpm) ou se está em ponto morto e a agulha do conta giros está na casa das 2.000 rpm, é muito provável que o corpo de aceleração esteja sujo.
  • O carro dá uns trancos: Se você notar que o carro produz acelerações espontâneas curtas, o corpo do acelerador pode estar sujo, embora também seja bom verificar os filtros de ar ou de combustível, que podem estar entupidos.
  • Ponto morto instável: Você vai perceber que o ponteiro do conta giros está instável, subindo e descendo, as vezes excedendo as 3.000 rpm. É um sinal claro de um corpo de borboleta muito sujo, ou também descalibrado.
  • Rotações por minuto muito baixas: Se o carro está funcionando abaixo de 1.000 rpm, isso pode ser um problema. Isso faz com que o motor desligue a qualquer momento.
  • Luz do motor acende: Pode acender devido a um problema detectado pelo sensor TPS (Sensor de Posição do Acelerador ou Sensor de Posição do Acelerador). Como o próprio nome indica, ele mede a posição em que o acelerador está localizado. Se o sensor detectar uma anormalidade, a luz do motor em seu painel acenderá.

Atenção: a borboleta no corpo do acelerador é acionada por uma válvula, que a faz girar e é ligada ao pedal do acelerador por um cabo. A válvula se chama IAC e o problema também pode estar nela.

O que é e o que faz uma válvula IAC?

O que a válvula IAC faz é regular a entrada de ar no motor quando o corpo do acelerador está totalmente fechado (carro em marcha lenta). Sua sigla significa Idle Air Control, ou "controle de ar em lenta" - tradução livre.

Assim, o IAC é um componente eletromecânico que também é responsável por controlar, em menor grau, a marcha lenta. A válvula IAC responde diretamente ao computador do carro, ou ECU, regula os parâmetros da quantidade de ar e assim melhora o consumo de combustível, já que entra em funcionamento quando o motor é ligado.

Talvez você nunca tenha prestado atenção, mas quando você liga o motor, as agulhas do tacômetro ficam em cerca de 1.200 rpm. Então, quando o motor atinge a temperatura de trabalho, eles estão entre 1.000 ou 800 rpm. Isso é possível graças à válvula IAC, pois à medida que o motor esquenta, esta válvula vai fechando aos poucos até atingir a temperatura correta de funcionamento.

Agora você sabe "por que meu carro morre se voce não continua acelerando" e as possíveis falhas que podem estar causando esse problema (você certamente passou a conhecer muitos termos e siglas que nunca tinha ouvido falar antes). Com tudo isso, você tem informações valiosas para ir à oficina com conhecimento e explicar o que acontece no seu carro.

Quero um orçamento