Por que meu carro perde força na subida?

Sexta-feira, 10/02/2023

Seja subindo a rampa da garagem ou subindo uma ladeira, o carro não responde bem. Por que meu carro perde potência nas subidas?

A passagem do tempo cobra seu preço aos carros e, se a manutenção programada não for cumprida, você notará as mudanças mais cedo ou mais tarde. Como este é um relato muito frequente dos nossos clientes, resolvemos montar uma lista com os motivos da perda de desempenho.

É claro que, ao explicar por que um carro perde potência em uma subida, não vamos considerar desculpas óbvias, como a de que o carro está com todos os assentos ocupados ou que o porta-malas está cheio. Não vamos incluir carros com potências de 60 ou 80 CV, pois estes, obviamente, perderão potência nas subidas.

Falamos de veículos em geral. Um carro pode perder resistência devido a fatores mecânicos que são consequência da falta de manutenção, e são eles:

  • Injetores sujos ou em mal estado.
  • Sistema do ar-condicionado em mal estado.
  • Filtros entupidos.
Por que meu carro perde força na subida? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Antes de entrar em detalhes sobre cada problema (além da menção de um motivo extra que deixaremos para o final), lembramos que muitos desses problemas são resolvidos cumprindo a manutenção programada do carro, que deve ser feita, geralmente , a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros ou após um ano. Valo o evento que ocorrer primeiro.

Se você deseja saber com que frequência deve fazê-lo no carro, consulte o Manual do Proprietário. Lá você tem a programação completa. Agora sim vamos aos motivos que levam um carro a perder força nas subidas.

Injetores sujos ou em mal estado?

Para que o motor funcione de maneira ideal, é necessário que uma certa quantidade de combustível entre na câmara de combustão. Se um injetor estiver sujo, parcialmente entupido ou completamente entupido, a quantidade de combustível não será a ideal.

Isso levará a uma perda de potência, que você pode não notar no plano, mas sim em uma subida mais íngreme. Preste atenção que se o carro dar solavancos na partida, pode ser necessário ir à oficina para inspecionar os injetores.

Em geral, os injetores devem ser limpos a cada 15.000 ou 30.000 quilômetros. A medida indicada para seu carro está no Manual do Proprietário.

Filtros obstruídos ou sujos

Estamos falando de filtros de ar, combustível ou óleo; embora atenção especial deva ser dada aos dois primeiros. Assim como dissemos que uma certa quantidade de combustível é necessária dentro da câmara, uma boa quantidade de ar também é imperativa. O filtro de ar é um componente relativamente muito barato, então aconselhamos profundamente a trocá-lo toda vez que trocar o óleo do carro.

O mesmo acontece com o combustível, que não conseguirá chegar à câmara de combustão de maneira ideal se o filtro estiver entupido ou sujo. Lembre-se que, em geral, esse filtro é trocado a cada 60.000 quilômetros.

Sistema do ar-condicionado em mal estado

Pode ser que tenha um tempo que você não verifica o filtro de ar da cabine ou não tenha trocado o gás do ar condicionado há bastante tempo, então você gira o botão ao máximo para poder esfriar como você deseja. Também pode acontecer que você seja uma pessoa com muito calor, e que prefira sempre temperaturas abaixo de 20 ºC dentro do habitáculo.

Lembramos que a temperatura ideal dentro do carro é de 22ºC. De qualquer forma, ter o ar ligado vai tirar força do motor (principalmente se está no máximo), então se você for enfrentar uma subida, é melhor desligá-lo durante a subida. Portanto, manter o filtro e o gás em dia, faz com que você não precise ligar o ar "no talo" e assim o carro perderá menos força na subida.

Altas temperaturas

Dissemos que havia um item extra e é isso. Como o ar quente tem menos oxigênio que o ar frio, a mistura no cilindro não é a ideal. Lembre-se que é necessária uma medida específica entre ar e combustível para poder realizar uma combustão justa para o seu motor. Se essa relação se romper, o carro terá dificuldade em subir uma ladeira, porque o combustível não queimará muito bem.

Isso acontece não só quando está muito calor, mas também quando você ganha altura. Neste caso, o carro sofre o mesmo que os humanos, podendo sofrer de mal de altitude porque o oxigênio é menor (estamos falando de alturas próximas ou superiores a 2.000 metros acima do nível do mar).

Se você é um apaixonado por viajar de carro, seja com a família, amigos ou sozinho, recomendamos que adquira um veículo com turbocompressor. Com ele no motor é menos provável que você perca potência nas subidas nem perderá desempenho em altura.

O que o turbocompressor faz, de forma simples, é comprimir o ar que entra no motor para que a explosão dentro da câmara de combustão seja maior. Assim, maior torque e potência são alcançados sem aumentar o deslocamento. Mas atenção: ter um turbo não isenta de perda de potência, por isso cuide dele e cumpra a sua inspeção.

Agora você sabe por que o carro perde potência nas subidas. Lembre-se que tudo depende de você e da preocupação em mantê-lo em ótimas condições.

Quero um orçamento