Por que o volante do carro fica duro: veja 5 motivos

Quinta-feira, 30/03/2023

A causa mais comum de um volante duro é a falta de fluido de direção hidráulica no sistema. Isso pode ser causado por um vazamento no sistema ou o fluido está muito espesso e não circula adequadamente.

O volante é um elemento muito importante do seu veículo e é essencial para garantir o bom funcionamento de todos os carros. Compreender as causas que fazem com que o volante fique duro é a chave para detectar e prevenir problemas.

Uma condução boa e segura é muito importante para evitar qualquer tipo de incidente. Dirigir um carro com mau alinhamento, balanceamento ou falhas que alteram o bom funcionamento do volante é desconfortável e coloca em risco a vida de muitas pessoas.

O volante é uma das partes mais importantes para a condução do carro, este é o responsável por direcionar o veículo. Então, segue abaixo as 5 causas que deixam o volante duro.

Por que o volante do carro fica duro: veja 5 motivos | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Este tema do volante duro ao manobrar é um problema ingrato, pois não dá muitos sinais precoces, dificultando sua detecção prévia. Portanto, é muito importante saber quais falhas podem fazer com que o volante fique duro, para que você possa verificar tudo e ter certeza de que não vai falhar repentinamente durante a condução.

Então, aqui reunimos cinco das razões mais comuns pelas quais o volante do meu carro fica duro ao virar.

1 - Vazamento de fluido de direção

A direção assistida elétrica usa um motor elétrico para gerar energia para a direção e tem sido usada na maioria dos carros novos vendidos nos Estados Unidos. No entanto, os sistemas de direção hidráulica ainda são usados ​​na maioria dos veículos que circulam na atualidade.

No coração do sistema está a bomba da direção hidráulica, que depende do fluido da direção hidráulica para tornar o processo possível. Praticamente, se a direção hidráulica estiver com baixo nível de fluido, ela não funcionará corretamente e você pode até danificar a bomba de direção.

A causa mais comum de dificuldade para virar o volante é a falta de fluido de direção hidráulica no sistema. Isso provavelmente acontecerá quando houver vazamento de fluido por uma rachadura na área da mangueira pressurizada ou se esta se soltar ou afrouxar.

2 - Espessura do fluido de direção

Se, ao verificar o fluido da direção, você descobrir que o fluido da direção hidráulica está cheio, mas ainda é difícil girar, provavelmente é porque o fluido da direção hidráulica é muito espesso.

Como todos os outros fluidos de um veículo, o fluido da direção hidráulica não tem vida útil infinita e também acumula sujeira e detritos com o tempo. Portanto, é fundamental que você a troque periodicamente de acordo com os intervalos recomendados pelo fabricante.

Se você não trocá-lo no período especificado, o fluido engrossará e perderá a capacidade de lubrificar adequadamente o sistema.

3 - Bomba de direção assistida avariada

A bomba da direção hidráulica é responsável por transferir o fluido do sistema de direção para a unidade de pinhão e cremalheira. Quando você gira o volante, a válvula de controle do sistema permite que o fluido flua para o pinhão, permitindo que você gire o volante sem muito esforço físico.

Uma bomba com defeito não travará completamente a roda, mas exigirá muito mais força, o que pode ser perigoso quando você precisar virar com força ou em uma situação de emergência.

4 - Cremalheira de direção com defeito

A função da cremalheira de direção é conectar o volante aos mecanismos que giram as rodas na direção em que você está navegando.

Se você sente que é difícil girar o volante depois de ligar o carro, mas o volante gira gradualmente com mais suavidade enquanto você dirige, o problema definitivamente está na cremalheira de direção. Nesse caso, a cremalheira aquece enquanto o motor está funcionando, permitindo que o lubrificante faça seu trabalho.

5 - Pressão dos pneus

A pressão de ar inadequada nos pneus pode desencadear esse problema. Todos os pneus do seu veículo devem ser calibrados a pressão recomendada pelo fabricante. Pneus com pouca pressão ficam mais "pesados" e dificultam girar o volante com suavidade. Ademais, pneus com pressão inadequada se danificam mais rapidamente e fazem o carro consumir mais combustível. Verifique a pressão dos pneus, pelo menos, a cada quinze dias. #ficaDica!

Quero um orçamento