Qual a função da vela no motor?

Quinta-feira, 07/04/2022

Basicamente, a função da vela no motor é acender a mistura e ar e combustível em todos os motores que funcionam à álcool ou gasolina. Fique conosco neste texto e entenda tudo o que necessita sobre as velas de ingnição.

As velas de ignição tem um papel muito importante no desempenho dos motores modernos. Eles são responsáveis por inflamar a mistura ar-combustível em todos os motores a gasolina e álcool. Elas funcionam de maneira muito elementar, pois simplesmente permitem que uma faísca de alta tensão salte entre seus eletrodos e, assim, cumprem seu propósito.

No entanto, elas também são responsáveis, na maioria dos casos pela boa economia de combustível, e também de acordo com sua condição, eles relatam algumas anormalidades dentro do motor quando são retiradas.

<Qual a função da vela no motor? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Ainda que muitos não acreditem, apesar das velas de ignição não serem submetidas a nenhum movimento, sofrem desgaste. Cada faísca que salta delas, em média cerca de 1.500 vezes por minuto, causa erosão em seus eletrodos que acaba por inutilizá-los e fazendo com que a faísca posterior fornecida seja de qualidade inferior até que em um momento deixam de funcionar.

Muitos mecânicos estão acostumados a polir os eletrodos com uma lima e ajustá-los na medida recomendada entre eles, operação que é válida, mas que muitas vezes não se justifica pelo baixo custo de sua substituição e pelo desempenho alcançado pelo motor equipado com novas velas.

É muito importante, ao instalar velas novas, verificar se correspondem exatamente às especificadas para o veículo. Elas são muito semelhantes e diferem em detalhes imperceptíveis para a maioria das pessoas.

Para evitar erros ao trocar, procure sempre marcas de referência e claro, siga sempre as indicações do fabricante do carro. Confie cegamente no manual do veiculo, esse não te da informação incorreta!

As velas de ignição modernas duram cerca de 30.000 a 40.000 km. Na década de 1980, a duração média das velas de ignição em motores de automóveis era entre 10.000 e 15.000 km.

Importante! Para que as velas de ignição funcionem corretamente, elas devem atender a vários requisitos. Em primeiro lugar, não devem ceder aos níveis de pressão para evitar que os gases passem do interior do cilindro para o exterior.

Devem sempre suportar os hidrocarbonetos e ácidos típicos da combustão, mantendo o isolamento elétrico devido à sua resistência térmica, mecânica e elétrica. É necessário que mantenham uma temperatura estável durante o seu funcionamento, entre 500ºC e 900ºC, adaptando a sua graduação térmica à necessidade do momento.

Cinco razões para "melhorar" as velas do seu carro

A troca das velas de ignição é parte necessária da manutenção de qualquer veículo, pois além de economizar combustível e emissões de gases, prolonga sua vida útil. Segue a opinião da Bosch sobre mudar das velas de ignição convencionais para a mais recente tecnologia baseada em irídio:

Manutenção menos frequente. Mudar as velas de ignição em muitos veículos modernos é uma tarefa difícil, especialmente aqueles que vêm equipados com motor V6. E isso é bem conhecido nas oficinas e por isso cobram mais pelo tempo de trabalho empregado. Portanto, quanto menos forem trocados, menos dinheiro será gasto em manutenção, e isso só é alcançado com velas mais duradouras, como platina ou irídio. Se as velas convencionais podem durar 25 mil quilômetros, as de platina podem chegar a 100 mil km e as de irídio, facilmente 150 mil km.

Melhoram o rendimento. As velas de irídio requerem menos tensão para acionar a faísca, o que resulta em um tempo de permanência mais longo para as bobinas. Isso se traduz em melhor combustão, economia de combustível, emissões mais baixas e mais potência.

Menores custos. É verdade que as velas de irídio custam mais dinheiro do que os convencionais, mas duram três ou quatro vezes mais, o que se traduz em economia nos custos de mão de obra de manutenção.

Partida a frio. Com melhor condutividade, as velas de irídio facilitam a partida a frio, principalmente em cidades acima de 2.500 metros acima do nível do mar ou onde a temperatura se aproxima de zero graus Celsius ao amanhecer.

Um problema a menos. Com uma vida útil tão prolongada, as velas de irídio são uma preocupação a menos para a maioria dos motoristas porque, se um veículo percorre em média 12.000 km por ano, estaríamos falando sobre esses tipos de velas com duração superior a 12 anos, tempo em que o veículo terá mudado de proprietário, em média, pelo menos uma ou duas vezes.

Temas relacionados

ignição, velas do carro, velas de ignição, velas de iridium, problemas na vela, troca das velas, centro automotivo rio de janeiro, autocenter rio de janeiro
Quero um orçamento