Qual marca de pneu dura mais?

Segunda-feira, 10/04/2023

Para muitos motoristas, os pneus são apenas aquele componente preto e bruto que de vez em quando precisa de uma calibragem e nada mais. É um equívoco pensar assim. Explicamos por quê.

Os automóveis são compostos por um conjunto de peças que trabalham em harmonia para proporcionar seu funcionamento seguro e adequado. Quando uma pequena peça funciona mal, como por exemplo um simples parafuso que não veda a saída de óleo do cárter, pode atingir todas as outras e comprometer o funcionamento do veículo. Falamos isso para mostrar que não existe uma ou outra peça mais importante, mas... alguns componentes, como os pneus, merecem uma atenção mais especial.

Olhe para seu carro e perceba: os pneus são os únicos compomentes em contato com o solo. Logo constatamos que os pneus são os primeiros responsáveis pelo nossa segurança e também conforto dentro de um automóvel. Portanto, negligenciar o cuidado com os pneus não é uma boa ideia.

Vamos inclusive mais além. Afirmamos que ao se tratar de pneus, não devemos economizar! Nem financeiramente (escolhendo modelos "xing ling" sem garantia ou selo do INMETRO) nem em cuidados com a manutenção, que irão garantir não somente segurança como também economia de combustível e vida longa de muitos componentes, como dos próprios pneus.

Qual marca de pneu dura mais? | ABC Pneus | Rio de Janeiro

No texto que segue, falaremos um pouco mais sobre a marca de pneu que mais dura e dar dicas básicas de como esticar a vida útil dos pneus.

Qual a melhor marca de pneus?

Seria muito suspeito se de cara respondêssemos: "A melhor marca de pneus é a Goodyear!" Claro, somos uma revenda Goodyear. Mas sejamos justos. Existem muitas marcas de pneus boas no Brasil. Não é sensato bater no peito e falar: "Eu sou a melhor marca de pneus do Brasil". Em um mercado com tantas variedades e marcas, não é muito simples apontar "a melhor".

Entretanto, nossa intenção aqui é dar-lhe informações para que você faça suas escolhas da melhor maneira que puder, baseando-se em determinados critérios e informações relevantes.

Não basta ser "a melhor marca"

Você pode ler em alguma revista ou site especializado que vai se arriscar a apontar a melhor marca de pneus e resolver equipar seu carro com eles, pagando o preço que for. Ok! É justo, mas... se você não fizer sua parte, todo esse investimento de nada vai adiantar. Muito pelo contrário, será ainda mais prejuízo e gasto desnecessário. Como assim? Nós explicamos.

Assim como qualquer outro componente de um equipamento qualquer, os pneus também exigem um série de cuidados para que possam render tudo o que se espera deles. Estamos falando dos cuidados periódicos. Não é só lavar e passar um "pretinho" para ficar bonito que resolve essa questão. A manutenção periódica vai além da limpeza.

Leve em conta essas práticas para tirar o máximo dos pneus do seu carro:

  • A escolha certa: Como dissemos nos parágrafos anterior, não iremos apontar uma melhor marca. Mas, aconselhamos fortemente que mediante a necessidade de trocar os pneus, que você não escolha marcas desconhecidas, sem garantia e principalmente sem o selo do INMETRO. Desconfie também de preços muito abaixo da média em relação aos praticados no mercado. Todas as marcas de referência tem preços parecidos.
  • Outra escolha certa: Não podemos deixar de mensionar a questão da medida. Muitos motoristas gostam de "customizar" seus carros e acabam escolhendo medidas diferentes da indicada pelo fabricante no Manual do Proprietário. Nós desaconselhamos fortemente essa prática. Todo o conjunto foi projetado para trabalhar com determinada medida de pneu. Alterar essas características pode gerar desgastes irregulares e / ou prematuros e também desgaste em componentes como sistema de suspensão, sistema de freios, direção e etc. A opção de uma medida diferente deve ser acompanhada por um profissional especializado, para mitigar os riscos e decorrências indesejadas.
  • Manutenção em dia: A calibragem de todos os pneus devem ser feitas com a periodicidade de, pelo menos, quinze dias. A pressão deve ser a indicada no Manual do Proprietário. Isso garante maior durabilidade dos pneus e também que o carro não consumirá combustível além do normal. Alinhamento e balanceamento devem ser feitos no momento das revisões periódicas (entre 10 mil e 15 mil km - dependendo de cada caso) ou quando você notar qualquer resposta estranha no volante, como quando ele puxa mais para um lado ou para outro. O rodízio de pneus também é importante para evitar desgaste irregular dos pneus e aumentar a durabilidade do conjunto. Não neglicencie esses cuidados. Nenhum pneu, nem o mais "top de linha" resiste muito tempo sem as manutenções adequadas.
  • Observe a data de fabricação: É isso mesmo. Data de Fabricação e não de validade. Não existe um limite de validade para pneus. É uma discussão longa, pois a durabilidade de um pneu tem mais a ver com as condições tanto de uso, manutenção e climáticas do que a data de fabricação. Mas, existe uma linha defendida por especialistas de que, após cinco anos, os pneus tendem a perder aderência por quê a borracha fica mais dura e pode começar inclusive a apresentar rachaduras. Então evite comprar pneus com a data de fabricação muito antiga. Não é uma regra, apenas mais um cuidado. Para saber a data de fabricação, você deve procurar pela sigla "DOT" na lateral do pneu. Os últimos quatro números dessa sequência indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. Por exemplo, se os últimos números do DOT forem "2022" - quer dizer que o pneu foi fabricado na semana 20 do ano de 2022.

Qual marca dura mais?

Reforçando tudo o que dissemos acima: vai durar mais o pneu que for melhor cuidado. Fato! Mas... alguns sites especializados apontam sim a Goodyear como a marca de pneus que dura mais. Com destaque para linha Assurance, Eagle e EfficientGrip para diversas propostas para carros de alta performance, esportivos e carros de passeio (inclusive SUVs) - todas com foco em economia de combusrível e durabilidade.

Para chegar a esta difícil conclusão, o "Allgemeiner Deutscher Automobil Club" - ADAC (Automóvel Clube Geral Alemão) - tradução livre, realizou estudos e concluiu que a Goodyear tem o pneu mais duradouro (que roda a maior quilometragem) - tirando inclusive nota máxima nesse quesito (com o EfficientGrip Performance 2), destacando ainda seu desempenho em superfíce molhada e também pelo baixo consumo de combustível.

Destacamos ainda que os pneus Goodyear estão entre os pneus com a melhor relação custo x benefício do mercado (a durabilidade destacada acima é uma prova disso). E aqui na ABC PNeus, ao comprar um pneu Goodyear, a instalação e válvula são grátis! Em caso de dúvidas, entre em contato através de um de nossos canais.

Quero um orçamento