Radiador. Limpeza, troca e aditivo. Manutenção do Sistema de Arrefecimento - Campo Grande - Rio de Janeiro

Radiador. Limpeza, troca e aditivo. Manutenção do Sistema de Arrefecimento no Rio de Janeiro (Campo Grande) é na ABC Pneus. Faça um orçamento via Whatsapp agora mesmo. Melhores preços da cidade.

O sistema de arrefecimento do motor é um dos sistemas mais simples dentro de um carro, no entanto, se este não funcionar bem, pode causar danos catastróficos ao veículo (e manutenções caríssimas).

A refrigeração de um carro corresponde a um sistema formado por fluidos e peças que, em conjunto, trabalham para controlar a temperatura do motor, evitando que seus componentes se desgastem e quebrem por excesso de calor.

Dentre os componentes deste sistema, o radiador é um dos que mais costumam apresentar necessidade de manutenção, seja ela uma limpeza, ou em caso mais extremos, a necessidade de reposição da peça. Caso você precise de uma ajuda com o radiador do seu carro, entre em contato agora mesmo em um de nossos canais. Temos profissionais especializados para fazer a manutenção deste componente.

Abaixo, explicamos mais sobre o radiador, seu funcionamento e suas falhas.

Radiador. Limpeza, troca e aditivos Rio de Janeiro - Campo Grande

O radiador

O radiador é um dos elementos mais importantes que faz parte do sistema de arrefecimento dos nossos veículos e, portanto, essencial para garantir o bom funcionamento do motor.

Sua principal missão é evitar o superaquecimento do motor para que funcione de maneira ideal em qualquer nível e ofereça o máximo desempenho.

O Sistema de Arrefecimento

Para melhorar o entendimento da importância do radiador, é ideal entender como funciona, de forma básica, o sistema de arrefecimento.

#1 - Uma pequena bomba circula o líquido de arrefecimento por todo o motor (pode ser aditivo do radiador ou água - depende do que pede o fabricante do carro).

#2 - Este líquido percorre as paredes do motor e extrai a temperatura provocada pelo seu funcionamento.

#3 - Este líquido, agora quente, é introduzido na parte superior do radiador, passando por um tecido de finos caminhos por onde passa o ar fresco. Este ar pode ser forçado por ventiladores elétricos ou pela velocidade do veículo em movimento.

#4 - Este processo é um circuito que se repete várias vezes enquanto o motor do veículo está em funcionamento.

O sistema se regula por meio de sensores e um termostato que pode bloquear a circulação do líquido para atingir uma temperatura ideal de trabalho ou acelerar a circulação para extrair a temperatura mais rapidamente, se necessário.

Vazando água do radiador?

Pode ser que você note que o líquido de refrigeração esteja vazando do radiador. Isso acontece por inúmeros motivos, afinal, estamos falando de uma peça que trabalha intensamente com variações de temperatura e está exposta a resíduos e até mesmo possíveis impactos enquanto o carro está em movimento.

O mais importante é que você, ao notar um vazamento de líquido, aja imediatamente para solucionar o problema pois, como foi dito no início deste conteúdo, um motor super aquecido pode gerar falhas muito graves no motor e manutenções exorbitantes.

Excesso de líquido refrigerante

Os vazamentos podem ocorrer por diversas causas. Uma delas é por excesso de líquido no tanque de expansão. Em todos os carros que trabalham com refrigeração líquida, o tanque indica o nível mínimo e máximo de líquido ideal. O líquido nunca deve estar acima ou abaixo desses níveis. Se abaixo, ele é insuficifiente para refrigerar o motor corretamente. Acima, ao aquecer, ele expande e pode forçar a tampa ou outras saídas e vazar pois não haverá espaço no tanque para acumular a expansão do ar quente.

Furos, tampas e mangueiras

Especificamente no radiador, pode ocorrer vazamento se a tampa não estiver vedando bem (o que é muito comum, sobretudo em carros com mais tempod e uso). Pode haver furo também na própria estrutura do radiador, inclusive nas 'colmeias', causado por oxidação ou pelo impacto de uma pedra, por exemplo. Nesse caso a solução é a troca da peça.

Em caso de vazamento também é válido revisar mangueiras, braçadeiras e outros componentes responsáveis por vedar o líquido dentro do sistema.

Limpeza de radiador

Já deu pra notar que um sistema de arrefecimento funcionando corretamente, na temperatura ideal, só traz benefícios ao motor, que ganha em durabilidade, economia de combustível e desempenho e, consequentente, tem menor nível de emissões.

Diferente do que muita gente pensa, o radiador, como outras peças do motor, precisa de alguns cuidados para se manter em ordem e garantir o bom funcionamento do carro. Como essa revisão não é muito propagada, os motoristas costumam verificar apenas o nível da água e quando necessário, completá-la. Para quem quer ter um carro 100%, a limpeza do radiador não pode ser esquecida.

É recomendável fazer uma boa limpeza a cada seis meses, se o uso for em estrada de chão, e uma vez por ano, se o carro só rodar na cidade. Responsável pela refrigeração do motor, o radiador sujo pode não desempenhar a tarefa adequadamente e acabar queimando a junta do cabeçote, por exemplo. Outra implicação de rodar com a peça suja é a chance de enfrentar um super-aquecimento, e com isso, diminuir a vida útil do motor, que pode vir a fundir.

Se você acha que seu carro está com problema no radiador ou sistema de arrefecimento Clique aqui e veja onde está nossa loja mais próxima de você. É possível marcar atendimento rapidamente via Whatsapp. Fale com um de nossos especialista sem compromisso!

Onde estamos

Campo Grande I
Estrada das Capoeiras, 537 - Campo Grande
Rio de Janeiro - RJ
Campo Grande II
Estrada do Cabuçu, 855 - Campo Grande
Rio de Janeiro - RJ
Quero um orçamento