Sistema de Freios Automotivos

freios rio

O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. Corretamente conservado e ajustado, ele proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

Esse sistema é composto por vários componentes que trabalham em conjunto, com a intenção de desacelerar ou parar o veículo, e ainda, a de manter o carro parado quando não está em uso. Com exceção de automóveis pensados e adaptados para pessoas com deficiência, existem dois modos de acionamento manual: pedal e alavanca. Alguns modelos mais recentes de carro também possuem acionamento automático, onde sensores detectam automaticamente possíveis colisões e freiam o veículo de acordo com sinais de perigo.

No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e altas temperaturas quanto o sistema de freios, isto em decorrência das frenagens. Embora sejam os componentes de um sistema rigorosamente projetados e fabricados, o uso contínuo deles durante um período resultará em desgaste natural de alguns de seus componentes.

Estes desgastes serão compensados por dispositivos automáticos de ajustagem incorporados ao sistema de freio pelo fabricante. Contudo, a necessidade de substituição de certos componentes após determinado tempo de serviço deve ser prevista.

Detectando Desgastes nos Freios

Você pode detectar os desgastes nos sistemas de freio automotivos com os seguintes sintomas. Caso qualquer um deles esteja presente, é recomendado levar o carro para uma manutenção preventiva:

  • Carro desviando para um lado durante a frenagem;
  • Ruídos agudos;
  • Vibrações;
  • Pedal muito duro ou muito baixo;
  • Luz acesa no painel eletrônico do carro.

A Importância da Manutenção

É determinante para sua segurança que todos os componentes de um sistema de freios sejam verificados com periodicidade, preventivamente. Manutenções preventivas antecipam problemas e evitam maiores gastos no futuro.

É um investimento priorizar itens com um material de qualidade e alta performance, já que se desgastarão com menos facilidade. Eles também causam melhoria no sistema de freio, além de materiais de alta qualidade costumarem vir com algum tipo de assistência técnica em caso de algum problema.

Porém, mesmo sendo um veículo bem cuidado com os melhores materiais, eventualmente precisará de manutenção, já que a alta temperatura é uma constante para o funcionamento do mesmo, o desgastando pouco a pouco. Somente profissionais terão a qualificação necessária para uma manutenção correta, então o ideal é deixar nas mãos dos mesmos.

Qual é a vida útil dos componentes do sistema de freio automotivo?

  • Deve-se substituir o fluido de freio a cada 10.000 km ou 1 vez ao ano, de acordo com a recomendação da montadora do veículo. Ele não deve ser completado, ou seja, ser misturado ao componente antigo;
  • As tubulações devem ser verificadas a cada 10.000 km rodados, sendo aconselhado ser feito junto à substituição do fluido;
  • A durabilidade de lonas e pastilhas é variada, e devem ser verificada com constância em manutenções preventivas. As lonas tem uma estimativa de a cada 50.000 km rodados e as pastilhas, a cada 40.000 km, exceto em veículos automáticos; neste caso, 25.000 km rodados;
  • O servo freio e o cilindro tem vida útil de mais de 100.000 km rodados, porém, é importante verifica-los a cada 10.000 km, para evitar possíveis problemas.

Mais dicas sobre cuidados a tomar com o sistema:

  • Evite força e freadas bruscas em freios recém-instalados;
  • Deixe o carro engatado durante descidas;
  • Não carregue peso excessivo no veículo;
  • Não use o freio de mão nem desligue o veículo enquanto em movimento.

Conte com a ABC

Um sistema de freios bem mantido proporciona maior comodidade e segurança, protege contra imprevistos e acidentes, e gera maior economia na manutenção e troca de peças.

A ABC pneus está presente em várias localidades do Rio de Janeiro (2 lojas em Campo Grande, Méier, Ilha do Governador e Santa Cruz). Prestamos um serviço de qualidade sempre que você precisar. Para manutenções ou caso perceba algum problema no seu sistema de freios, vá até uma de nossas lojas para manter o seu carro longe de problemas.