Tabela FIPE - Como funciona? Faça uma consulta

Sabado, 05/02/2022

Para nós brasileiros, não tem como falar de Fórmula 1 sem falar de Ayrton Senna. Da mesma maneira, é impossível conversar sobre carros semi novos e não mencionar a tabela FIPE. Para comprar ou vender, contratar um seguro, lá está a tabela FIPE metida no assunto.

Se você é dono de um carro, já comprou ou vendeu... as chances de você ter ouvido sobre a tabela FIPE são grandes, mas, quase ninguém sabe como funciona e como é calculada. Então, preparamos esse texto para que você se intere mais sobre o assunto. Isso pode ajudar você da próxima vez que for comprar ou vender um carro.

Como funciona a tabela FIPE? De onde vem seus dados? Como é construída? Para que serve? Essas e outras perguntas e curiosidades estão no texto abaixo.

Tabela fipe - como funciona, faça sua consulta | ABC Pneus | Rio de Janeiro

Como funciona a tabela FIPE?

A tabela FIPE é atualizada mensalmente. Informa a média de valores de carros, motos, caminhões e micro-ônibus. Os veículos são ordenados por modelo, marca e ano (ano do modelo). Você pode fazer uma consulta rápida agora mesmo clicando aqui.

Como é construída a tabela FIPE?

FIPE é a sigla de Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, órgão responsável por coletar todos os meses os valores da venda de veículos. Uma vez coletados os dados, os valores que estiverem muito acima ou abaixo da média são descartados, pois nesses casos há suspeite de serem frutos de uma negociação incomum. A cor do veículo e os acessórios presentes no mesmo não são levados em conta.

Atenção em relação ao ano. O ano do carro na tabela FIPE não é o ano de fabricação, mas sim o ano do modelo! Não são consideradas as vendas de táxis, veículos de frota, viaturas e todos os outros que não são de uso comum.

Qual a fonte das informações da tabela?

As informações são oriundas de 24 estados brasileiros. Uma análise importante aqui é a possibilidade dos valores dos veículos variarem muito de região para região. Em zonas rurais, por exemplo, onde há maior demanda por picapes, o preço desses veículos seja mais elevado e em centros urbanos o valor tende a ser menor.

Portanto, a tabela FIPE atua como um referencial apenas. É usada assim para determinar uma base de valor na compra e venda de veículos, definir o valor do IPVA e até mesmo o valor do automóvel na apólice de seguros, para servir de base para as seguradoras.

Ainda que em alguns casos possam acontecer algumas discrepâncias e imprecisões de valores, a tabela FIPE é sem dúvidas o conjunto de índices mais confiáveis para medir valores da maneira correta. É utilizada desde 1973 no auxílio à compradores e vendedores de automóveis.

Para que serve a tabela FIPE?

O tempo de existência da tabela fez com que esta ganhasse autoridade e boa reputação entre os que estão comercializando veículos. Isso fez que com, ao longo dos anos, fosse ganhando muitas utilidades. Vejamos algumas das mais comuns:

  • Servir como base na hora de pesquisar o preço de um veículo;
  • Auxiliar no cálculo do IPVA;
  • Indicar o preço médio de cada modelo de acordo com os preços praticados no mercado;
  • Contribuir na definição das indenizações pagas pelas empresas de seguros;
  • Servir como base à compradores e vendedores de veículos, para que tenham uma melhor noção para negociar.

Como são as correções da tabela FIPE?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas coleta todos os meses as informações dos valores de compra e venda e calculam o valor médio. Os valores podem ser corridos para cima ou para baixo por diversas razões.

Faça sua consulta

Quero um orçamento