Independente de quais sejam os tipos de pneus, todos eles são responsáveis  por suportar a carga do veículo, seus passageiros e bagagens, por isso são itens de grande relevância em um veículo. Eles são muito importantes para a manutenção do carro no eixo e para a performance, alcançada em diferentes vias e estradas. Logo, a escolha do tipo de pneu mais adequado não deve ser negligenciada.

Para te ajudar a compreender as principais diferenças entre quatro tipos de pneus, listamos as características e usos de cada um quanto ao seu desempenho e indicação. Após a leitura, você terá o conhecimento necessário para escolher entre pneus do tipo on road, off road, misto e, radial ou diagonal.

 

Pneus On Road

On Road é como são chamados os pneus convencionais. A maioria dos carros de passeio já saem de fábrica com este tipo de pneu. Com ele, o veículo tem melhor desempenho no asfalto, com maior aderência ao solo e eficiência no escoamento de água.

 

Pneus Off Road

O pneu off road é ideal para fazer trilhas, podendo trafegar sem problemas em estradas de terra ou enlameadas. Com alta estabilidade e confiável frenagem para estes cenários, garante a segurança necessária para vias irregulares.

 

Pneus Mistos

Como a sua própria nomenclatura já indica, os pneus mistos são feitos para rodarem em asfaltos ou estradas de chão. Mas atenção: é indicado somente para quem faz uso destes dois tipos de pista com regularidade. Pois ele apresenta como desvantagens: ter um alto custo relativo, grande consumo de combustível e muito ruído em velocidades altas.

 

Pneus Radiais ou Diagonais?

Além das classificações acima, conforme a performance em diferentes vias, há ainda a divisão dos pneus entre radiais e diagonais. A diferença está no método de construção da sua estrutura. Os pneus do tipo diagonal têm seus cordonéis feitos de nylon. Já a construção do pneu radial engloba também cordonéis feitos de aço, tornando-o bem mais resistente. Desta forma, é o tipo que melhor performa em curvas e altas velocidades.

 

 

Uma nova variedade de pneus

Ainda pouco conhecido, há um tipo de pneu que está chegando aos poucos no mercado e garantindo seu espaço. Com viés de valor sustentável, chamado Pneu Verde (ou Ecológico) tem características que o tornam mais amigável ao meio ambiente. Ele é mais leve e durável do que os demais. Além disso, produz menos ruídos e garante um menor consumo de combustível. Contudo, seu grande diferencial está na menor emissão de gases poluentes no seu processo de fabricação. Quanto ao desempenho, destaca-se por performar bem em pistas molhadas, reduzindo os riscos de aquaplanagem.

 

Que tal uma mãozinha na escolha?

Agora, que você já concluiu a leitura do artigo e entende os tipos de pneus existentes, já pode escolher o seu. Mas se ainda está com dúvida sobre qual o melhor tipo para seu veículo, nós podemos te ajudar! Venha até uma loja ABC Pneus e consulte nossa equipe técnica de especialistas. Teremos o maior prazer em esclarecer!

Veja onde estamos!