O óleo é um material de suma importância para o bom funcionamento do seu veículo. É ele que mantém vários componentes importantíssimos (um deles sendo o motor) lubrificado e o impede de emitir ruídos. Se não cuidar bem da troca de óleo, a chance é de enfrentar problemas como superaquecimento, falhas na partida e aumento do consumo de combustível.

troca de óleo rio

Uma enorme dificuldade se dá na troca de calor que ocorre no motor, já que o óleo deve continuar com as mesmas características, independente da temperatura. Por isso, além de usar o óleo recomendado para seu carro, deve-se trocá-lo na frequência recomendada pelo fabricante, que consta no manual do proprietário. Os atuais fabricantes dos motores vêm recomendando períodos de troca cada vez maiores, dependendo do tipo de serviço e da manutenção do carro.

Inclusive, o ideal é sempre trocá-lo totalmente. Se só completar o lubrificante já existente, ele irá se misturar ao que está usado no carro. Neste processo, pode haver contaminação e criará de um líquido misto, o que irá deixar o óleo menos eficaz. Caso seja absolutamente inevitável completar, é sugerido que seja ao menos com um produto da mesma marca, e assim que possível, haja a substituição total do óleo.

Por fim, é recomendado que se troque o filtro do óleo, já que o filtro sempre conserva em seu interior resíduos de óleo oxidado, que contamina o volume de óleo novo, fazendo seu processo de envelhecimento acelerar.

No fim, é muito melhor se prevenir do que ter gastos extras ao precisar substituir posteriormente peças danificadas.

Quando trocar o óleo do carro?

A troca de óleo deve ser realizada a cada 7.500km ou 6 meses, caso seu carro sempre trafegue em baixa velocidade ou baixa rotação, cumpra trajetos diários curtos (até 8 km) em anda-e-para, ou tracione reboque – ações que forçam mais o motor.

Caso essas situações não façam parte de seu cotidiano, você pode trocar seu óleo a cada 15.000km ou 12 meses. Se você ainda faz revisões programadas na concessionária, em todas elas trocam o óleo, mas é bom ficar atento ao intervalo e às condições de uso de seu carro. O normal é que um carro consuma de 300 a 500ml de óleo a cada 1000km devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão.

Por isso é sempre bom ficar atento ao nível do óleo. E como fazer isso? Existe um pequeno ritual que te ajudará:

  • O carro deve estar sobre um piso nivelado com motor na temperatura de trabalho e desligado, com freio de estacionamento acionado e com a primeira marcha engatada.
  • Aguarde se possível 15 minutos para retirar a vareta de medição.
  • Retire a vareta, limpe-a e a coloque novamente em seu lugar.
  • Agora sim você pode retirar ela para saber o nível do óleo.

Se o lubrificante estiver abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. Se estiver acima do máximo da vareta, a pressão dentro do cárter irá aumentar, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas. Isto, além do excesso ser queimado na câmara de combustão, sujando as velas e as válvulas, e danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.

Lojas para Troca de Óleo

Para nossos serviços especializados procure uma de nossas lojas e peça para um de nossos mecânicos fazer uma breve revisão. Assim você evita correr riscos desnecessários, danificar o carro, e aumentar os gastos com trocas de peças.

A ABC pneus está presente em várias localidades do Rio de Janeiro (2 lojas em Campo Grande, Méier, Ilha do Governador e Santa Cruz). Prestamos um serviço de qualidade sempre que você precisar.