Como verificar o fluido de freio

Terça-feira, 16/03/2021

A manutenção do fluido de freio é extremamente importante para o perfeito funcionamento de todo o sistema de freios. Quando ultrapassada a sua validade, pode gerar prejuízo para a frenagem, colocando em risco a vida do motorista e dos passageiros.

Para te auxiliar em uma revisão, te ensinamos a realizar uma verificação rápida em casa. Também discorremos neste artigo sobre os prazos de troca. Assim, você conseguirá fazer a manutenção correta e evitar acidentes.

Verificando o fluido de freio do seu veículo

É possível que o próprio motorista faça em casa algumas verificações básicas no fluido de freio. Com algumas dicas, você mesmo poderá identificar problemas simples. Aprenda a verificar a quantidade ou a alteração da coloração do seu fluido de freio.

Como verificar o fluido do freio - Rio de Janeiro

Siga os passos a seguir e veja como está o fluido do seu veículo

  1. Consulte seu manual do veículo para verificar onde está o reservatório do fluido de freio;
  2. Abra o capô do carro com o manual aberto na imagem certa para encontrá-lo;
  3. Destampe o reservatório e verifique:
  4. Se a quantidade de fluido no reservatório se encontra nas linhas "Mín" e "Máx" (se estiver abaixo, é preciso ligar o alerta);
  5. A cor do fluido normalmente é marrom (uma coloração escura ou negra pode indicar que seu fluido de freio precisa ser trocado);
  6. Tampe o reservatório e feche o capô.

O que fazer se a quantidade de fluido estiver baixa?

Por ser fechado, o sistema de freios não perde o seu fluido. Portanto, se você observar que o nível está baixo, é sinal de vazamento. E isso implica no reparo de todo o sistema.

Não é recomendado completar com mais fluido, pois o vazamento irá continuar acontecendo. O que você deve fazer é levar seu veículo para uma inspeção a fim de identificar onde está o defeito. Ele pode estar localizado nos cilindros, mangueiras ou em outras conexões.

Qual fluido utilizar?

Para saber qual o fluido de freio indicado para seu veículo, recorra ao manual do proprietário. Ele aponta exatamente se o tipo ideal é DOT 3, DOT 4 ou DOT 5. Esta classificação indica o ponto de ebulição do fluido.

Outra forma de saber o tipo ideal de fluido é na oficina mecânica. Durante a revisão, você pode solicitar ao mecânico que faça a verificação. Ele irá utilizar um refratômetro óptico e um sensor eletrônico para fluidos de freio.

Quando trocar o fluido de freio?

Uma forma de o próprio fluido de freio apontar um problema é acendendo uma luz no painel. Geralmente, é o ponto indicativo do sistema de freio. Se isso acontecer, pode ser hora de verificar o fluido. Mas não espere chegar a este ponto!

No caso deste fluido, o tempo e a quilometragem são os indicadores do tempo de troca. Isso porque a quantidade do líquido não diminui com o tempo. Portanto, é necessário estar atento sempre! A recomendação padrão para a troca do fluido de freio é de dois em dois anos, ou a cada 10 mil quilômetros rodados.


Como verificar o fluido de freio corretamente - Rio de Janeiro
Ainda tem dúvidas sobre o fluido de freio, fale conosco! Oferecemos serviços automotivos com segurança e qualidade em 6 localidades no Rio de Janeiro.

Quero um orçamento